RR: Abastecimento dos estoques de milho no estado auxilia pecuaristas locais

As operações têm como objetivo o abastecimento do programa, pelo qual a Conab oferta milho em grãos para pequenos criadores.

As operações têm como objetivo o abastecimento do programa, pelo qual a Conab oferta milho em grãos para pequenos criadores. Os pequenos criadores de animais no estado de Roraima terão mais oportunidades para adquirir milho dos estoques públicos para uso na ração de seus plantéis, por meio do Programa de Venda em Balcão (ProVB). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai abastecer seu armazém no estado com um total de 1.000 toneladas do cereal. Os primeiros carregamentos chegaram na última semana. A retomada das vendas do grão inicia nesta terça-feira (5). As operações têm como objetivo o abastecimento do programa, pelo qual a Conab oferta milho em grãos para pequenos criadores que utilizam o produto na ração animal. Atualmente, o ProVB conta com 749 criadores cadastrados no estado. O preço da saca de 50 kg está em R$69,00. Os valores são reavaliados a cada quinzena, conforme comportamento do mercado local. No entanto, neste mês de dezembro a comercialização do cereal será interrompida no próximo dia 13 para balanço da estatal, permanecendo o atendimento para inclusão de novos cadastros ou atualização dos existentes. As atividades de venda voltam à normalidade a partir do dia 2 de janeiro. O programa é destinado aos pequenos criadores, entre suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores (búfalos) e coturnicultores (codornas), que sejam detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou que, embora não a possuam, atendam os critérios de enquadramento. Para participar do ProVB, os criadores devem procurar a Conab e realizar o cadastro, que deve ser atualizado anualmente e permite o acesso mensal aos estoques públicos, de acordo com o tamanho do plantel. É necessário realizar a inscrição no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no portal da Conab, informar os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e fazer o upload de documentos como RG, CPF, comprovante de endereço da propriedade, DAP ou CAF-Pronaf ativos, entre outros.  O quantitativo de milho para abastecimento de Roraima está sendo removido dos estoques públicos depositados em Sorriso (MT), por meio de transporte contratado em leilão eletrônico da Companhia, no Aviso de Frete Nº 74/2023. Para mais informações sobre o cadastro e a compra de milho no estado, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail  rr.ua-boavista@conab.gov.br, ou por WhatsApp  no telefone (95) 3623-9459. Fonte: Conab Veja mais:
  • Inovação: número de startups do agronegócio cresce 15% no Brasil
  • Trigo/Cepea: preços se enfraquecem no final do mês
  • Soja: necessidade de replantio e doença do solo são reportadas em 3 estados
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

    Artigos Relacionados: