• Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Portaria autoriza IBGE a contratar para Censo Agro e de população nas ruas

A portaria determina que o IBGE defina a remuneração das vagas, "respeitando os critérios legais relacionados à relevância e à complexidade das funções".

A portaria determina que o IBGE defina a remuneração das vagas, “respeitando os critérios legais relacionados à relevância e à complexidade das funções”. Rio, 18 – O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) E O Ministério do Planejamento e Orçamento informaram a autorização de contratação temporária de 39.108 trabalhadores para atuarem no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua. A Portaria Conjunta MGI/MPO Nº 90 liberando as admissões foi publicada na quarta-feira, 17. “As contratações têm como objetivo viabilizar a operacionalização dos levantamentos censitários, que envolvem desde o planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento das informações em todo o território nacional. Os contratos serão firmados nos termos da Lei nº 8.745, de 1993”, informou o MGI, em nota à imprensa.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Brasil pode ter “passaporte verde” no agro: como o país deve se preparar para vender ao mercado internacional em 2026
    Brasil pode ter “passaporte verde” no agro: como o país deve se preparar para vender ao mercado internacional em 2026
    A seleção e ingresso dos trabalhadores temporários ocorrerá através de processo seletivo simplificado, observando as políticas de reserva de vagas previstas em lei e assegurando que “todas as etapas do certame estejam alinhadas à efetividade das ações afirmativas”.window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});A portaria determina que o IBGE defina a remuneração das vagas, “respeitando os critérios legais relacionados à relevância e à complexidade das funções”.O edital de abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado será publicado em até seis meses, “contados a partir da publicação do ato normativo”. O IBGE ainda aguarda a aprovação do orçamento de R$ 700 milhões necessários aos preparativos do já atrasado Censo Agropecuário em 2026, para que possa ir à coleta de campo em 2027. O cronograma inicial previa os preparativos em 2025 e coleta em campo em 2026, mas foi adiado por falta das verbas demandadas no orçamento da União. O levantamento censitário prevê a coleta de informações de cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o País.
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: