O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta 2ª feira (30.jun.2025), que seu governo conseguiu descentralizar a distribuição dos recursos do Plano Safra, mas que ele ainda quer “convencer” grandes empresários sobre a importância do desenvolvimento dos pequenos produtores rurais.
“O plano é muito bom, mas está longe de ser o plano perfeito […] ainda tenho que convencer os empresários da importância deles torcerem para que os mais pobres cresçam. Porque aí eles vão virar consumidores. Nós precisamos fazer com que se produzam máquinas nesse país que se adaptem aos pequenos produtores”, afirmou.
O governo federal anunciou nesta 2ª-feira (30.jun.2025) o novo Plano Safra da Agricultura Familiar com R$ 78,2 bilhões em crédito para o ciclo 2025/2026. Os juros nas linhas do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) estão entre 0,5% e 8%. Eis a íntegra das taxas detalhadas de cada programa (PDF — 66 Kb).
Segundo Lula, se o governo não criar as condições e provocar os empresários para produzir máquinas que se adaptem às necessidades do produtor familiar, os objetivos do Plano Safra nunca serão atingidos.
A presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), Vânia Marques Pinto, disse que a adaptação do maquinário para o uso em propriedades rurais familiares é de extrema relevância.
Segundo ela, o setor precisa de uma “tecnologia social” que se adapte ao tamanho e geografia das famílias produtoras.
“A demanda por tecnologias sociais existe no campo, principalmente as que são mais acessíveis por meio de políticas públicas. É necessário que se fundamente essa política para atender as fragilidades do campo”, afirmou.
PROGRAMAS