• Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

PL obstruirá votações na Câmara após Motta não pautar fim do foro

Expectativa da oposição era que projeto fosse pautado ainda esta semana.

A bancada do PL na Câmara obstruirá os trabalhos na Casa a partir desta 3ª feira (12.ago.2025). A decisão se deu depois de o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) não pautar o fim do foro privilegiado. O projeto é prioridade para o partido.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que havia um acordo para que o projeto fosse colocado para votação, mas a proposta ficou de fora porque não houve apoio da maioria dos líderes dos partidos para que o tema avançasse.

Diferentemente da ocupação realizada pela oposição em 5 e 6 de agosto, na qual os congressistas ocuparam a Mesa Diretora e impediram que houvesse votações no plenário, o PL adotará o precedimento regimental.

A obstrução é um mecanismo usado por partidos ou congressistas para atrasar, dificultar ou impedir a votação de matérias. Está prevista no Regimento Interno da Câmara e é considerada uma ferramenta legítima de estratégia política.

O objetivo é que a bancada mantenha a obstrução até a próxima reunião de líderes, na 5ª feira (14.ago).

O líder da oposição, Coronel Zucco (PL-RS), disse que os deputados aliados devem construir um projeto conjunto sobre o fim do foro para ser apresentado no encontro. O  texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 333 de 66 –que trata sobre o tema– sofre resistência por parte do colegiado.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: