A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai apreendeu próximo à fronteira do Brasil, no Paraná. A operação contra o narcotráfico ocorreu nessa quarta-feira (3/12), quando agentes especiais da inteligência do órgão desmantelarem um grupo criminoso na região. Os suspeitos usavam pelo menos 19 veículos para auxílio e transporte da grande quantidade da droga. Veja:
O comboio se deslocava de Curuguaty para Santos del Guairá, na fronteira do Paraguai com o Brasil. A Operação Umbral teve coordenação do Comando de Operações de Defesa Interna (Codi), da polícia paraguaia, e impediu os veículos de com dois caminhões de tração, um caminhão de dois eixos, 14 vans carregadas e dois carros.

3 imagens


Fechar modal.

![Paraguai faz apreensão recorde de maconha na fronteira com o Brasil Paraguai faz apreensão recorde de maconha na fronteira com o Brasil]()
1 de 3 Paraguai faz apreensão recorde de maconha na fronteira com o Brasil Reprodução/Senad do Paraguai
![Os suspeitos usaram pelo menos 19 veículos para auxílio e transporte da grande quantidade da droga Os suspeitos usaram pelo menos 19 veículos para auxílio e transporte da grande quantidade da droga]()
2 de 3 Os suspeitos usaram pelo menos 19 veículos para auxílio e transporte da grande quantidade da droga Reprodução/Senad do Paraguai
![Paraguai apreende cerca de 89 toneladas de maconha na fronteira com o Brasil Paraguai apreende cerca de 89 toneladas de maconha na fronteira com o Brasil]()
3 de 3 Paraguai apreende cerca de 89 toneladas de maconha na fronteira com o Brasil Reprodução/Senad do Paraguai
“Com orgulho, podemos dizer que 88.991 kg de maconha foram apreendidos nesta Operação Umbral, um recorde histórico, que superou o do ano passado. Foram 57 mil kg na Operação Manacatu, e na Operação Umbral essa cifra foi amplamente superada”, afirmou o ministro paraguaio Jalil Rachid, chefe da Senad.
A ação, fruto de investigações e vigilância realizadas durante a madrugada, ocorreu quando os agentes especiais se posicionaram e agiram para . Ao perceberem a abordagem, os acusados tentaram fugir, o que resultou em troca de tiros com os agentes.
Leia também
Durante o tiroteio, veículos policiais foram alvejados com armas de grosso calibre. Um suspeito morreu e outro ficou ferido. Além da apreensão da droga, os agentes prenderam cinco pessoas da organização criminosa.
“Todos os veículos e as cargas ilícitas serão transferidos para a Base Regional do Senad em Saltos del Guairá por ordem do procurador Abel Bareiro, onde serão realizadas a extração, análise e pesagem das drogas”, informou a Senad, em nota.
A Senad do Paraguai seguirá com a investigação para identificar os membros que restam do grupo. O propósito é enfraquecer a logística e a fronteira do narcotráfico sul-americano.