• Sábado, 6 de dezembro de 2025

PT lança 8º Congresso e trata Lula como candidato ao Planalto

Líderes petistas colocaram o presidente como postulante ao 4º mandato durante evento na sede do partido em Brasília.

O PT (Partido dos Trabalhadores) realizou nesta 6ª feira (5.dez.2025) o ato de lançamento do 8º Congresso Nacional da sigla, que será realizado em abril de 2026. 

O evento teve participações de alguns dos principais líderes do partido como o presidente nacional Edinho Silva, o ex-ministro José Dirceu e Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT. Também estiveram presentes a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Teresa Leitão (PT-PE).

Todos os políticos que discursaram no ato trataram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato à Presidência em 2026. Dentro do partido, o tom é de que o petista disputará a reeleição ao Palácio do Planalto. 

Em outubro, Lula disse durante viagem à Ásia que disputaria um 4º mandato. Foi a 1ª vez que falou abertamente em concorrer em 2026. Já na 3ª feira (2.dez), afirmou que a decisão sobre concorrer novamente à Presidência deve ser tomada em março de 2026: “E se for candidato, vou ser candidato para ganhar, tá? Eu espero que haja muita gente boa para disputar. Vai chegar no mês de março, nós vamos decidir as coisas direitinho”. 

Outras futuras candidaturas petistas mencionadas no evento foram as da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e do líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Durante seu discurso, Edinho Silva tratou os 2 como postulantes ao Senado em 2026. Referiu-se à Benedita, que estava na plateia, como “quase senadora”. Ao mencionar Guimarães, Edinho disse que o deputado é “futuro senador”

O ato de lançamento foi comandado pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que será o coordenador do Congresso. O congressista apresentou os responsáveis pelas 4 subsecretarias que discutirão os eixos temáticos do evento: 

Durante sua fala, Edinho Silva antecipou alguns dos temas que serão discutidos no Congresso e que devem entrar nas reformas estatutárias e programáticas previstas pelo partido. O presidente do PT defendeu “inserir no programa os grandes temas desse momento do século 21″ e disse que “reformas estatutárias são necessárias para ter um programa atualizado e eficiente para a disputa de 2026″

Eis os temas citados por Edinho: 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: