• Terça-feira, 2 de setembro de 2025

Oposição se reúne por anistia enquanto STF julga Bolsonaro

Congressistas querem que presidente da Câmara coloque projeto em votação.

Congressistas da oposição se reuniram na manhã desta 3ª feira (2.set.2025) na casa do deputado Coronel Zucco (PL-RS) para acompanhar o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.

Também foi discutido durante o encontro como elevar a pressão para que o PL que anistia os envolvidos no 8 de Janeiro seja levado a plenário. A oposição escanteou outras pautas prioritárias, como a PEC do fim do foro, para dar prioridade a proposta.

Líder da oposição na Câmara, Zucco afirmou que há maioria para aprovar a proposta e que “a anistia deva ser a pauta imediata a ser colocada em plenário“. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já declarou publicamente que não vê espaço para pautar o texto atual.

A 1ª Turma do STF começou a julgar nesta 3ª feira (2.set) Bolsonaro e outros 7 reús do núcleo 1 da tentativa de golpe. A análise do caso pode se alongar até 12 de setembro.

Se condenado, a pena mínima para o ex-presidente é de 12 anos de prisão. A máxima pode chegar a 43 anos.

O núcleo 1 da tentativa de golpe foi acusado pela PGR de praticar 5 crimes: organização criminosa armada e tentativas de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, além de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: