Congressistas da oposição se reuniram na manhã desta 3ª feira (2.set.2025) na casa do deputado Coronel Zucco (PL-RS) para acompanhar o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.
Também foi discutido durante o encontro como elevar a pressão para que o PL que anistia os envolvidos no 8 de Janeiro seja levado a plenário. A oposição escanteou outras pautas prioritárias, como a PEC do fim do foro, para dar prioridade a proposta.
Líder da oposição na Câmara, Zucco afirmou que há maioria para aprovar a proposta e que “a anistia deva ser a pauta imediata a ser colocada em plenário“. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já declarou publicamente que não vê espaço para pautar o texto atual.
A 1ª Turma do STF começou a julgar nesta 3ª feira (2.set) Bolsonaro e outros 7 reús do núcleo 1 da tentativa de golpe. A análise do caso pode se alongar até 12 de setembro.
Se condenado, a pena mínima para o ex-presidente é de 12 anos de prisão. A máxima pode chegar a 43 anos.
O núcleo 1 da tentativa de golpe foi acusado pela PGR de praticar 5 crimes: organização criminosa armada e tentativas de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, além de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.