Um ônibus de turismo tombou na noite de 6ª feira (18.out.2025) na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, em Pernambuco, deixando pelo menos 15 mortos e 17 feridos. As vítimas retornavam para a Bahia de uma viagem de compras no Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe (PE).
O motorista que conduzia o veículo no momento do acidente afirmou à PRF que houve uma falha no sistema de freios, o que teria causado a perda de controle e o tombamento em um trecho de serra conhecido como Serra dos Ventos.
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o veículo transportava passageiros de cidades do sudoeste baiano, como Caetité, Caculé, Monte Azul, Porteirinha e Janaúba. Apesar de o ônibus ter saído de Brumado (BA), nenhum passageiro era morador do município.
O ônibus era de turismo e possuía autorização de fretamento válida para a viagem, segundo a PRF. A empresa responsável, BF Turismo, lamentou o ocorrido e informou que presta assistência às vítimas e aos familiares.
“Uma equipe da BF Turismo está a caminho do local para acompanhar a situação, prestar assistência e reunir informações oficiais junto às autoridades competentes”, informou por meio de nota.
Os feridos foram encaminhados ao Hospital Dom Moura, em Garanhuns (PE). Os corpos das vítimas fatais foram levados para os Institutos de Medicina Legal de Caruaru e Recife, onde passarão por necropsia e identificação.
Por meio das redes sociais, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou o acidente em publicação nas redes sociais. Ele afirmou que mobilizou órgãos estaduais, como a Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica, para apoiar o atendimento às vítimas.
“Estou atento às necessidades dos feridos e de suas famílias, colocando o Estado à disposição para colaborar com as autoridades de Pernambuco no que for necessário. Estamos acompanhando de perto a situação e prontos para oferecer apoio”, escreveu o governador.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), também usou as redes sociais apara se manifestar sobre o acidente e afirmou que está acompanhando o acidente “mesmo de longe”. Lyra está em viagem oficial na China.
A PRF segue apurando as causas do acidente. Um inquérito deve ser aberto para investigar possíveis responsabilidades.