• Quinta-feira, 28 de maio de 2026

O mercado ignorou o público 50+; o Mercantil não

Bruno Simão, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil, falou sobre a aposta no contato presencial para construir confiança e fortalecer relacionamento

Enquanto boa parte do sistema financeiro acelerou a digitalização e reduziu presença física nos últimos anos, o Banco Mercantil decidiu seguir outro caminho: ampliar agências, investir em atendimento próximo e transformar o público acima de 50 anos no centro da estratégia da instituição.

No Itatiaia Negócios Cast, Bruno Simão, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil, explicou como o envelhecimento da população brasileira influenciou diretamente o reposicionamento estratégico do banco.

“O Brasil está envelhecendo”, afirmou o executivo ao comentar a mudança da pirâmide etária do país e o crescimento contínuo da população acima dos 50 anos.

Segundo Bruno Simão, o banco identificou um mercado crescente e pouco atendido pelas instituições financeiras tradicionais, especialmente em um cenário em que grande parte do setor passou a direcionar investimentos ao público mais jovem e digital.

“Muito pouca gente olha para o cliente 50 mais”, disse.

A estratégia levou o Banco Mercantil a reposicionar sua operação, mantendo características históricas da instituição mineira, como proximidade, simplicidade e confiança.

“Esse público precisava de proximidade, simplicidade e segurança. E isso já fazia parte do DNA do banco”, afirmou.

A mudança também alterou a forma como o banco passou a enxergar tecnologia e relacionamento com clientes.

Bruno Simão afirma que o Mercantil trabalha internamente com o conceito de “EA”, sigla para “escuta ativa”, utilizada como ferramenta para compreender hábitos e necessidades dos consumidores.

“A gente brinca lá dentro que a principal tecnologia do banco é a EA, a escuta ativa”, afirmou.

Segundo ele, a lógica da transformação digital da instituição passou a ser baseada no comportamento do próprio cliente.

“O digital que funciona não é o digital que eu quero. É o digital que o cliente quer”, disse.

A entrevista também aborda o crescimento da presença física do banco em um momento em que parte do setor financeiro reduziu agências.

No último ano, o Mercantil abriu mais de 60 unidades no país.

“Enquanto muitos bancos fecharam agências, a gente expandiu”, afirmou.

Segundo Bruno Simão, o contato presencial continua sendo fundamental para construir confiança e fortalecer relacionamento com clientes.

“Confiança continua sendo o principal ativo de um banco”, disse.

O executivo afirma que muitos clientes utilizam o atendimento físico como etapa de segurança antes de concluir operações digitais.

A conversa também revela os bastidores da escolha de Roberto Carlos como embaixador da marca, movimento tratado internamente como uma das decisões estratégicas mais importantes do reposicionamento do banco.

A ideia surgiu a partir do conceito de que o cliente deveria “ser tratado como rei”.

“Foi uma aposta importante e muito conectada ao momento do banco”, afirmou Bruno Simão.

Ao longo do episódio, o executivo também fala sobre inteligência artificial, expansão nacional, crescimento sustentável, educação financeira e os desafios de equilibrar tecnologia e relacionamento humano em um mercado cada vez mais competitivo.

O episódio completo está disponível no Itatiaia Negócios Cast, com novos episódios às terçasfeiras, às 19h, no YouTube da Itatiaia e nas principais plataformas de áudio.

Grandes nomes. Grandes histórias. Grandes decisões.

Itatiaia Negócios Cast. Onde líderes se encontram.

Confira o episódio completo:

Por: ITATIAIA

Artigos Relacionados: