• Sábado, 16 de agosto de 2025

O burro de Shrek existiu e viveu uma vida digna de filme

Animal real serviu de modelo para o carismático “Burro de Shrek” do filme que ganhou o cinema e conquistou o coração da comunidade na Califórnia.

Animal real serviu de modelo para o carismático “Burro de Shrek” do filme que ganhou o cinema e conquistou o coração da comunidade na Califórnia. Perry não foi apenas um burro miniatura vivendo tranquilamente em Palo Alto, na Califórnia. Ele se tornou um símbolo de afeto, inspiração e representatividade cultural ao servir de modelo para um dos personagens mais queridos da animação “Shrek”, o f alante e espirituoso Burro de Shrek – como ficou popularmente conhecido pelo mundo. Durante anos, animadores da DreamWorks visitaram o animal para observar de perto seus movimentos, expressões e comportamentos, que seriam fielmente transportados para a telona. O jeito brincalhão, o olhar expressivo e o jeito curioso de Perry fizeram dele a escolha perfeita para inspirar o inseparável companheiro de Shrek. A equipe de produção estudou sua postura, a maneira como movimentava a cabeça e até sua interação com pessoas, criando assim um personagem que, embora animado, carregava traços muito reais.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Antena Starlink, de Elon Musk, entra na mira da PRF e pode te render prejuízo; entenda
    Desde 1997, Perry vivia no Parque Cornelis Bol, sob os cuidados da organização comunitária sem fins lucrativos Barron Park Donkey Project. Seu histórico de vida já era curioso: levado à Califórnia para atuar como uma presença calmante para pôneis de polo, ele acabou mostrando um temperamento travesso, mordiscando os colegas equinos — o que fez com que precisasse de um novo lar. Ali, encontrou não apenas abrigo, mas também amigos de longa data, como os burros April e Buddy. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});
    O tratador de burros Mike Holland segura Perry enquanto uma família o acaricia no Barron Park, em Palo Alto, em 5 de novembro de 2023. Foto de Magali Gauthier.
    Perry tornou-se uma verdadeira atração de Palo Alto. Visitantes e moradores passavam pelo parque especialmente para vê-lo. Crianças e adultos conheciam sua história, tiravam fotos e acompanhavam suas aventuras, transformando o animal em uma figura querida e respeitada. Seu carisma natural e a associação com o personagem do cinema só aumentavam a popularidade. Nos últimos anos de vida, Perry enfrentou sérios problemas de saúde, incluindo doença de Cushing, laminite e artrite, condições que exigiam cuidados diários e atenção constante para controle da dor. A laminite, em especial, provocava fortes dores nos cascos, e um problema crônico na pata traseira esquerda fazia com que ele a mantivesse erguida, sobrecarregando o lado oposto do corpo.
    Foto: Divulgação
    Aos 30 anos, Perry faleceu devido a complicações de saúde, deixando um vazio na comunidade que o via como mais que “o burro de Shrek”. Ele foi lembrado como um amigo fiel, símbolo de resistência e parte importante da identidade local. Como destacou Kiratli, uma das voluntárias do projeto, “burros são criaturas especiais, gentis e inteligentes como cães enormes, mas Perry era único”. Com sua partida, o Barron Park Donkey Project reafirmou seu compromisso de cuidar dos outros animais do parque e manter viva a memória do pequeno grande burro que, com seu jeito inconfundível, conquistou Hollywood e o coração de uma cidade inteira.
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: