• Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Não tenho problema com vitórias de conservadores, diz Barroso

Presidente do STF afirmou “quem tiver mais voto, ganha, mas tem que jogar de acordo com as regras do jogo”.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, declarou nesta 6ª feira (26.set.2025) que não teme uma eventual maioria conservadora no Senado depois das eleições de 2026, mas vê problema no “extremismo e intolerância”. Ele afirmou que “quem tiver mais voto, ganha, mas tem que jogar de acordo com as regras do jogo”.

“Eu não tenho nenhum problema com vitórias de conservadores. Tenho problema com o extremismo, com a intolerância, com você querer tirar do jogo quem não gosta”, disse em conversa com jornalistas.

Barroso encerra o mandato à frente do Supremo na 2ª feira (29.set). Ao ser questionado sobre a possibilidade de o Congresso formar maioria para processar integrantes do STF, o ministro afirmou que o impeachment deve seguir razões fundadas e pode ser barrado.

Contudo, o ministro afirmou que o processo de impeachment, como todos os atos em um Estado Democrático de Direito, está sujeito ao controle constitucional do Supremo. Segundo ele, o procedimento só deve ser aberto se houver indícios de crimes graves, como corrupção.

O presidente do STF destacou, como um dos principais legados de sua gestão, medidas implementadas no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), como o Exame Nacional da Magistratura, que, segundo ele, servirá para uniformizar o ingresso de novos integrantes do Judiciário.

O ministro também relembrou que conduziu o Supremo em um contexto de “ataques à institucionalidade”, citando as sanções do governo dos Estados Unidos contra ministros da Corte, com o cancelamento de vistos.

Perderam os vistos:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: