• Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Mídia internacional vê sanção a Moraes como pressão política

Jornais ligam a aplicação da Lei Magnitsky ao julgamento de Bolsonaro e à disputa diplomática entre Trump e Lula.

A sanção imposta ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes nesta 4ª feira (30.jul.2025) repercutiu como mais um capítulo do embate político entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil.

Os jornais deram destaque ao fato de a medida estar diretamente relacionada ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à política externa adotada pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano), que já havia anunciado tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A taxação entra em vigor em 6 de agosto.

Eis o que disseram alguns jornais internacionais:

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta 4ª feira (30.jul.2025) a inclusão de Moraes na Lei Magnitsky, utilizada para impor sanções a autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos.

Segundo o texto, Moraes “usou seu cargo para autorizar detenções arbitrárias preventivas e suprimir a liberdade de expressão”.

A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 187 kB).

Por: Poder360

Artigos Relacionados: