O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, proferiu nesta 6ª feira (1º.ago.2025) um discurso para marcar a sessão de abertura do 2º semestre do Judiciário. Em sua fala, afirmou que o tribunal teve papel central para “evitar o colapso das instituições” diante das recentes ameaças à democracia.
Barroso citou episódios como o atentado frustrado no aeroporto de Brasília, as ameaças a ministros da Corte, as acusações falsas de fraude eleitoral e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Eis a íntegra do discurso (PDF – 104 kB).
“Foi necessário um Supremo independente e atuante para conter rupturas e preservar a legalidade constitucional”, disse.
Barroso também destacou que a Constituição de 1988 proporcionou ao país “o mais longo período de estabilidade institucional da história republicana”, mesmo diante de crises políticas, impeachments e escândalos de corrupção.
O ministro relembrou ainda o período da ditadura militar (1964-1985). Barroso defendeu a importância de instituições fortes para impedir um retorno aos tempos marcados por censura, perseguição a opositores e assassinatos.
“O papel do STF é impedir a volta ao passado e proteger a democracia”, afirmou.