• Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Inovação no campo: Projeto vai desenvolver bioinsumo agrícola multifuncional para diferentes culturas

Embrapa e Carbom Brasil avançam no desenvolvimento de bioinsumo multifuncional para controle de fungos e estímulo ao crescimento das culturas.

Embrapa e Carbom Brasil avançam no desenvolvimento de bioinsumo multifuncional para controle de fungos e estímulo ao crescimento das culturas. O acordo de cooperação assinado entre a Embrapa Agroenergia, a Embrapa Arroz e Feijão e a empresa Carbom Brasil vai desenvolver um novo bioinsumo multifuncional com base em extrato microbiano vegetal. O trabalho envolve a definição de escalonamento, sistema de produção e formulação de um produto com potencial para o controle de fungos e estímulo ao crescimento das culturas. O pesquisador da Embrapa Agroenergia líder do projeto, Félix Siqueira, explica que a ação é continuidade da pesquisa realizada no projeto Bioinsumo agrícola multifuncional de extratos microbianos – OudControl-1 que, em três anos de pesquisas, conseguiu selecionar os extratos mais recomendados para o desenvolvimento de um novo bioinsumo multifuncional, biofungicida e biofertilizante. Extratos microbianos capazes de promover crescimento vegetal e controle de fungos fitopatógenos.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Retrospectiva 2025: Principais destaques do agronegócio na política
    A Carbom Brasil, companhia especializada no desenvolvimento de bioinsumos multifuncionais, já mantém outros projetos de pesquisa em andamento com diferentes unidades da Embrapa, reforçando seu compromisso com a inovação científica e o avanço de soluções sustentáveis para o agronegócio brasileiro. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Agora, com a renovação da parceria por mais 38 meses, será iniciado o projeto OudControl-2, que dará continuidade ao trabalho científico com os objetivos de definir escalonamento, realizar testes em campo para validação de um sistema de produção e, por fim, chegar à uma formulação para uso e aplicação do novo bioinsumo. Agricultura sustentável O projeto vai ao encontro da busca do agro por soluções sustentáveis. A demanda por produtos agrícolas sustentáveis tem crescido significativamente, tecnologias capazes de promover o crescimento vegetal, estimular a defesa de plantas e controlar pragas e doenças. Os bioinsumos multifuncionais exercem múltiplas funções na planta e até no solo, como o próprio nome sinaliza. Desde ações de controle de pragas e doenças à melhoria da saúde do solo. “ Adicionalmente, esses bioprodutos podem contribuir para mitigação de estresses bióticos e abióticos, além de seu uso poder substituir produtos químicos ou reduzir o uso a partir de combinações de bioinsumos mais químicos em menores concentrações”, ressalta Félix. Nas pesquisas do OudControl-1, o pesquisador diz que foram identificados extratos eficientes contra uma série de fungos fitopatogênicos de importância em diferentes culturas agrícolas. Com base nesses e em outros resultados, o OudControl-2 seguirá nos estudos para uma solução biológica efetiva para o mercado agrícola. Inovação aberta O OudControl-2 é mais um projeto de inovação aberta da Embrapa Agroenergia, tendo seu acordo de cooperação assinado via Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Este modelo de cooperação promove oportunidades de parceria da Embrapa com a indústria, permitindo o desenvolvimento de tecnologias pertinentes para as necessidades do setor no Brasil. Para Mônica Damaso, pesquisadora coordenadora da Unidade Embrapii na Agroenergia, a renovação de um projeto tem duplo significado e importância, demonstrando a confiança do parceiro externo na equipe Embrapa e nos resultados já alcançados. “Além disso, iremos avançar na maturidade tecnológica das soluções, aumentando a possibilidade da tecnologia ser convertida em produto comercial e ganhar espaço no mercado do setor de bioinsumos”. Para Félix Siqueira, a inovação aberta é um diferencial nessa parceria, permitindo que a Embrapa Agroenergia desenvolva bioprodutos voltados a uma agricultura mais sustentável, baseada em economia circular e fortalecimento da bioeconomia. Fonte: Embrapa VEJA MAIS:
  • Gigante dos tratores lança maior drone de pulverização do país em 2025, relembre
  • Conheça os maiores pecuaristas famosos de 2025
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: