• Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Indea confirma caso de raiva em Porto Estrela, o 14º em MT em 2024

Este é o 14º caso de raiva em bovinos confirmado este ano no estado; 83 propriedades próximas ao foco foram notificadas.

Este é o 14º caso de raiva em bovinos confirmado este ano no estado; 83 propriedades próximas ao foco foram notificadas. O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) confirmou, em nota, caso de raiva bovina em uma propriedade rural no município de Porto Estrela, a 200 quilômetros de Cuiabá. O animal, que morreu na semana passada com sintomas da doença, teve a infecção confirmada por exames laboratoriais feitos em Cuiabá. Este é o 14º caso confirmado da doença em bovinos no Estado em 2024. Após a confirmação, o Indea notificou a Secretaria de Saúde de Porto Estrela e os proprietários de 83 fazendas localizadas em um raio de 10 quilômetros da área afetada, instruindo-os a aplicar mais de uma dose da vacina nos bezerros.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Acidentes com tratores e máquinas: Causas e estratégias para evitá-los
    Acidentes com tratores e máquinas: Causas e estratégias para evitá-los
    O exame que confirmou a presença do vírus foi feito utilizando a técnica de Imunofluorescência Direta, na qual amostras do cérebro e cerebelo do animal são analisadas. “O resultado sai em até 48 horas, e estamos implantando a técnica de PCR para reforçar o diagnóstico em casos negativos, reduzindo o tempo de confirmação que antes podia levar até 30 dias”, destacou, na nota, o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva, Alison Cericatto. A raiva é uma zoonose fatal que afeta todos os mamíferos, incluindo humanos. O Indea orienta que produtores observem seus animais diariamente, especialmente pela manhã, e fiquem atentos a sinais de mordidas e sintomas de raiva, como isolamento, agressividade, dificuldades motoras e paralisia dos membros. Em caso de suspeita, o animal deve ser isolado e o Indea informado imediatamente. Fonte: Agro Estadão VEJA TAMBÉM:
  • Baixa oferta e demanda firme sustentam preços em alta do boi
  • Brasil tem 50% mais queimadas em 2024 e soma 139 mil focos
  • Competitividade da carne suína caí frente às concorrentes
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

    Artigos Relacionados: