O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou nesta 6ª feira (13.mar.2026), durante agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que a população cobra a distribuição do medicamento Ozempic na rede pública de saúde.
“O povo quer o Ozempic, presidente”, disse Paes ao pedir que Lula incentive o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a avaliar a inclusão do medicamento no SUS (Sistema Único de Saúde).
Assista (2min23s):
Em discurso em evento no Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, Paes disse que prometeu na campanha eleitoral de 2024 ampliar o acesso ao medicamento usado no tratamento de diabetes e também associado à perda de peso.
Segundo o prefeito, a demanda popular pelo remédio se tornou frequente nas ruas da cidade.
“Presidente, esquece transporte, educação, pavimentação, urbanização. Eu só ando na rua e é só: ‘Dudu, cadê meu Ozempic que você prometeu?'”, disse Paes.
Paes relatou que perdeu 33 kg depois de iniciar tratamento com o remédio. Disse também que sofreu um infarto aos 49 anos e que exames recentes indicaram melhora em indicadores de saúde, como o nível de colesterol e obstruções nas coronárias.
O prefeito afirmou que o medicamento já começou a ser disponibilizado na rede municipal do Rio de Janeiro, em uma unidade chamada “Super Centro da Oeste”.
Segundo Paes, o anúncio de novas medidas sobre o tema deve ser feito pelo Ministério da Saúde na 3ª feira (17.mar.2026).





