Um grupo de indígenas protestou nesta 3ª feira (14.out.2025) em frente ao CICB (Centro de Convenções Internacionais do Brasil), em Brasília. Reivindicaram a demarcação de terras indígenas no país.
A Pré-COP30 é realizada no local até esta 3ª feira (14.out). Participam representantes de 67 países. Há discussões preparatórias para a COP30 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025.
A manifestação desta 3ª feira (14.out) durou aproximadamente 30 minutos. Foi utilizada uma capivara inflável. Ocupou uma das faixas da rua e causou um congestionamento de carros que chegavam com participantes da reunião.
“Há muitas terras para demarcar no Brasil. Queremos que nossa voz vá para o mundo”, disse Mydjere Kayapó. Ele é vice-presidente da Fepipa (Federação dos Povos Indígenas do Pará). Afirmou que fará protestos também durante a COP30, em Belém.
A capivara inflável pertence a um grupo de organizações ambientais que apoiou a manifestação. Marcel Taminato, representante do grupo, disse que será usada também em Belém.
Veja abaixo imagens do fotógrafo do Poder360, Sérgio Lima: