• Domingo, 9 de novembro de 2025

Governo do Paraná anuncia força-tarefa para reconstruir casas

90% das residências de Rio Bonito do Iguaçu sucumbiram aos ventos de mais de 250 km/h. Governo fará balanço.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou neste sábado (8.nov.2025) a criação de uma força-tarefa para a reconstrução de casas em Rio Bonito do Iguaçu. A cidade foi a mais afetada por um tornado com ventos que ultrapassaram 250 km/h na tarde de 6ª feira (7.nov.2025).

Segundo o governo estadual, 90% das edificações do município foram danificadas. Autoridades também registraram 6 mortes e 750 pessoas feridas. Entre os mortos, 5 são de Rio Bonito do Iguaçu: 3 homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres de 14 e 47 anos. A 6ª vítima é um homem de 53 anos, morador da zona rural de Guarapuava.

Ratinho Junior se deslocou para a região e declarou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. Ele afirmou que o governo do Paraná irá levantar todos os prejuízos causados e ajudará a reconstruir a cidade, principalmente as casas. Prédios públicos também foram destruídos.

“Já decretei estado de calamidade para região, o que facilita e agiliza os atendimentos. Também já estamos com equipes da Fundepar [Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional] fazendo levantamento das escolas destruídas. Nós faremos alojamentos provisórios para famílias que não têm onde se acomodar”, afirmou. De acordo com o governador, haverá um ponto de assistência social para triagem das famílias no Centro de Convivência do Idoso.

O governador anunciou uma parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), responsável pela análise das casas para ver quais poderão ser reformadas ou necessitam ser reconstruídas. “Temos equipes vindas de Francisco Beltrão e de Cascavel da Cohapar [Companhia de Habitação do Paraná] para auxiliar a entender o tamanho dos estragos e planejar a reconstrução”.

Ratinho Junior também disse ter recebido ligações de governadores do Brasil inteiro prestando solidariedade e oferecendo ajuda.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu uma mensagem de solidariedade às famílias atingidas pelo tornado e pelas tempestades que ocorreram no Paraná na 6ª feira (7.nov.2025). Lula anunciou que uma equipe liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, está se deslocando para a região.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: