• Sábado, 2 de agosto de 2025

Governo autorizará estados a comprar alimentos afetados por tarifaço

Segundo Haddad, União está disposta a mudar legislação

O governo federal está disposto a alterar a legislação para que governos locais comprem alimentos que deixarem de ser exportados aos Estados Unidos para compor a merenda escolar, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele reuniu-se nesta sexta-feira (1º) com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, que apresentou a sugestão de que o estado nordestino compre peixes e frutas, afetados pela tarifa de 50%.

“O governador [Elmano] apresentou um plano mais amplo, não só para a merenda escolar. Ele apresentou um plano mais amplo. Essas compras seriam feitas pelo Executivo estadual, mas dependem de uma lei federal, de uma autorização federal. Ele está mandando a sugestão de redação, nós vamos processar”, declarou Haddad na saída do Ministério da Fazenda.

Mais cedo, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que o governo está aberto a comprar alimentos de setores afetados pelo tarifaço e distribuí-los às escolas públicas, reforçando a merenda escolar ou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A medida faria parte do plano de contingência em discussão no governo. A mudança na legislação, que pode ocorrer por meio de medida provisória ou projeto de lei, é necessária porque exigiria mudanças na regulação de compras governamentais. Em vez de seguir a lógica tradicional, com pregões eletrônicos pelo menor preço, com margem de preferência para produtos nacionais e cota de pelo menos 30% para produtos da agricultura familiar (no caso do PAA), as compras passariam a beneficiar exportadores. Relacionadas
Donald Trump e Lula. Photo by Reuter/Yuri Gripas e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva
Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser
Brasília (DF), 01/07/2025 - Fala do Ministro Fernando Haddad à imprensa
Foto: Washington Costa/MF
Haddad diz que governo tem disposição em conversar com Trump
São Paulo (SP) 30/04/2024 - Ministro Fernando Haddad durante entrevista a imprensa.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Tesouro dos EUA procura Haddad para agendar reunião sobre tarifaço
Por: Redação

Artigos Relacionados: