Carlos Henrique Pegurier, fundador da Inventiva Consultoria, construiu uma trajetória de décadas no empreendedorismo brasileiro e hoje compartilha sua experiência para formar novos líderes empresariais. Em entrevista ao PodSonhar, do Poder360, Pegurier revelou os 7 passos fundamentais que aprendeu ao longo de sua jornada e que considera essenciais para qualquer empreendedor que deseje construir um negócio sólido e duradouro.
Segundo o consultor, muitos fundadores falham por confundirem papéis de acionista e executivo, não saberem delegar e escolherem mal suas primeiras contratações.
Pegurier enfatiza que “histórias são muito mais fortes do que dados” e destaca a importância de liderar pelo exemplo, formar o “primeiro anel” de colaboradores com valores alinhados e entender que cada decisão de gestão comunica os verdadeiros princípios da empresa. Para ele, o sucesso vem de saber formar gestores preparados e manter comunicação clara em um mundo cada vez mais fragmentado.
“Estou aqui para fazer o que eu sei de melhor: compartilhar conhecimento e experiência para ajudar outros a terem sucesso”, disse.
1 – Não confunda acionistas com executivos
Segundo Pegurier, muitos fundadores erram ao misturar os papéis. “O executivo tem metas claras, plano de ação e remuneração definida. O acionista, por sua vez, vive de dividendos e valorização do negócio. Saber separar essas funções evita conflitos e dá maturidade à empresa”.
2 – Aprenda a delegar
Para o empreendedor, a dificuldade de soltar o controle é um dos maiores obstáculos para crescer. “Ninguém conhece o negócio como você, mas é preciso admitir suas limitações e permitir que pessoas melhores em determinadas funções assumam. Só assim a empresa cresce”.
3 – Lidere pelo exemplo
Cultura, diz Pegurier, não é discurso, é prática. “Cultura é o resultado do que você faz todo dia e de como você faz. Se quer pontualidade, seja pontual. Se quer respeito, demonstre respeito. As pessoas observam mais as atitudes do que os valores escritos na parede. O que você faz, é quem você é. O cara que se julga líder, acha que são coisas menores, mas se quer liderar, precisa dar o exemplo.”
4 – Escolha bem o ‘primeiro anel’
Ele chama de “primeiro anel” as primeiras contratações depois dos co-fundadores. “O primeiro anel tem que ter uma liga, um casamento de princípios, de como enxerga o negócio. Tem que ter uma química muito forte, tem que compartilhar valores, princípios.”
5 – Dê importância para a comunicação
Pegurier destaca que a clareza na comunicação é central. “Vivemos em um mundo de fragmentação e superficialidade. Não dá para fazer sinopse do assunto. Você tem que começar entender, saber o contexto e explorar o assunto na sua integridade, de forma integral, né? Isso para mim é comunicar. Então, para mim hoje o que tá acontecendo é que todo mundo se comunica de uma forma fragmentada, assim como a gente consome conteúdo.”
6 – Saibam que suas ações mandam o recado
Para ele, cada decisão de gestão é uma mensagem para a equipe. “O que realmente mostra a cultura da empresa é quem você contrata, quem você demite e quem você promove. Esses são os 3 momentos em que você tá dando um recado muito forte, muito claro do que você valoriza”.
7 – Forme seus gestores
O último passo é preparar lideranças para sustentar o crescimento. “A gente não prepara e não tá do lado das pessoas que a gente promove a posição de gestão. E quando você deixa de ser um contribuidor individual e passa pela primeira vez a gerir outras pessoas, é a primeira vez. O que que é gerir? Que que é ser um gestor? É fazer com que as coisas aconteçam através de outros.”
“Histórias são muito mais fortes do que dados. O homem, o ser humano, o bicho homem, né? Homo sapiens se esquece de dados, mas não esquece uma história. Então, por isso que storytelling tá tão importante. Quando você conta uma história que você viveu e acha que ali tem algum insight que pode ajudar a pessoa a entender e a ter insights, a enxergar por um outro ângulo a mesma situação. É isso que você tá ali para fazer.”
Raio-X — Inventiva Consultoria