• Terça-feira, 19 de maio de 2026

Florianópolis entra no top 250 global de ecossistemas de startups

Com avanço em 31 posições e crescimento anual de 57,1%, Florianópolis liderou crescimento no Brasil entrou no top 250 do ranking global elaborado pela StartupBlink em 2026

O Global Startup Ecosystem Index 2026, elaborado pela StartupBlink destaca o avanço de Santa Catarina no mundo das startups, após avaliação de 1.556 cidades de 100 países. Pela primeira vez, Florianópolis que recebeu em 2025 o título de “Capital Brasileira das Startups”, ficou entre os 250 maiores ecossistemas globais desse segmento no mundo. E o município de Chapecó avançou 402 posições no ranking que é feito em parceria com as organizações Crunchbase, Semrush, Start2 Group, MIT REAP e CIC.

O relatório deste ano mostra que Florianópolis alcançou o maior crescimento entre os dez mais importantes ecossistemas de startups do Brasil. A capital de SC avançou 31 posições frente ao levantamento anterior e ficou na 247ª posição mundial, com crescimento anual de 57,1%, a maior alta entre seus pares no Brasil. Floripa manteve a 6ª posição nacional e na 14 da América do Sul.  

A StartupBlink realiza o Global Startup Ecosystem Index desde 2017. Para chegar ao ranking, analisa milhares de dados de ecossistemas de diferentes países. Inclui indicadores sobre qualidade das startups, ambiente de negócios e condições para as empresas crescerem.

– Os resultados mostram a consolidação de Santa Catarina como um ecossistema de inovação distribuído, com diferentes regiões desenvolvendo competências tecnológicas alinhadas às vocações econômicas locais. O avanço de Florianópolis e Chapecó reforça a maturidade do setor de tecnologia catarinense e sua relevância crescente no cenário internacional – avalia Diego Ramos, presidente da Acate.

Para o gerente de Inovação do Sebrae/SC, Alexandre Souza, o estado é reconhecido no país pela qualidade do seu ecossistema de startups e como uma das principais portas de entrada no setor de inovação no país.

– O avanço de Florianópolis no ranking internacional reflete um movimento que Santa Catarina vem construindo há anos, consolidando um ecossistema maduro e conectado – diz Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae SC.

Chapecó, que subiu 402 posições, passou a ocupar a 845ª posição global. Blumenau subiu seis posições e chegou à 606ª posição mundial.

Joinville, mesmo com queda no levantamento deste ano, continua entre os dez principais ecossistemas brasileiros, ocupando a 10ª posição nacional. Além disso, Rio do Sul, Criciúma, Itajaí e Lages também foram listadas no estudo.

Por: NSC Total

Artigos Relacionados: