O etanol hidratado foi mais competitivo que a gasolina em 5 Estados na semana de 23 a 29 de março. Na média dos postos pesquisados, o etanol custava 68,35% do preço da gasolina, segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) compilado pelo AE-Taxas.
Para ser competitivo, o etanol precisa ser vendido por menos que 70% do preço da gasolina. Esse percentual é adotado como referência pelo mercado, uma vez que o biocombustível tem menor capacidade calorífica –quantidade de energia liberada durante a combustão.
Os 70% refletem a diferença entre a geração de energia na queima dos 2 combustíveis. Para percorrer uma mesma distância, gasta-se mais etanol. Abaixo da paridade, quanto mais baixo o percentual, mais competitivo é o álcool.
Eis os Estados onde o etanol é mais competitivo:
Os preços do etanol hidratado registraram queda em 18 Estados e no Distrito Federal, aumento em 5 Estados e estabilidade em 3 unidades federativas.
Nos postos pesquisados pela ANP, o preço médio nacional do etanol caiu 0,92% na comparação com a semana anterior, chegando a R$ 4,32 por litro. Em São Paulo, maior produtor e consumidor do país, o preço médio recuou 0,48%, para R$ 4,17 por litro.
As principais variações regionais foram:
O comportamento dos preços segue influenciado por fatores como oferta de cana-de-açúcar, cotações do petróleo e política de precificação dos combustíveis no mercado interno.