A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) anunciou neste sábado (18.out.2025) que acionará o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra decisão judicial que autorizou operação da Polícia Civil de São Paulo para apreender medicamentos à base de cannabis em Lins (SP). Para ela, a polícia “roubou” os fármacos à base de maconha.
“Estou denunciando, ao Conselho Nacional de Justiça, a operação da Polícia de São Paulo que simplesmente ROUBOU os medicamentos à base de maconha medicinal de 9 MIL PACIENTES”, disse, em publicação no X.
A congressista diz que a operação, realizada na 4ª feira (14.out) na Associação Santa Gaia, deve impactar 9 mil pacientes. Ela afirma que os agentes apreenderam 40 litros de óleo de canabidiol.
Hilton acusa a polícia de forçar o responsável pela associação “a assinar uma ‘admissão de culpa’ sem a presença de seu advogado”. “É covardia a maneira como a polícia destruiu plantas, apreendeu óleos e ainda prendeu, sem nenhuma ação legal ou jurídica que dê justificativa, o presidente da associação”, declarou.
A congressista diz que a associação tem um “trabalho sério” que atende famílias, crianças e idosos que dependem dessa medicação.
Em nota, a associação diz que colaboradores e pacientes foram pegos de surpresa com a operação. O texto diz que a Santa Gaia possui uma atuação pública e transparente e se dedica a garantir acesso à cannabis medicinal. A associação afirma que facilita o tratamento de pacientes com condições graves como epilepsia, Parkinson, Alzheimer, câncer e dores crônicas.
“A Santa Gaia se posiciona com total desconforto diante de uma ação como essa, especialmente neste momento em que a União está avançando na regulamentação da cannabis, tendo inclusive solicitado mais prazo à Justiça para ampliar o diálogo com institutos de pesquisa, universidades, comunidades indígenas e quilombolas”, diz o comunicado.
As investigações que motivaram a operação tramitam em segredo judicial no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do governo de São Paulo), foram recolhidos “466 pés de maconha e mais 96 pés em fase de produção de óleo em uma estufa”.
Também foi realizada a prisão em flagrante de um homem de 37 anos.