• Sábado, 18 de outubro de 2025

Lula pede que jovens reajam a políticos que buscam impunidade

Sem citar PL da Anistia, Lula pede que jovens não desistam da política e atuem contra lei que “garanta a impunidade de ladrão”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (18.out.2025) que os jovens não desistam da política, mesmo diante do que chamou de “tentativas de garantir impunidade”. Sem mencionar diretamente o PL da Anistia, para perdoar envolvidos no 8 de Janeiro, o petista disse que parte da classe política busca se proteger de punições.

“Se a classe política estiver querendo aprovar uma lei que garanta a impunidade de ladrão, ainda assim não desistam. Entrem na política, porque o político bom está dentro de vocês, não está dentro deles”, afirmou Lula, durante aulão preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com estudantes em São Bernardo do Campo (SP).

O presidente disse que a transformação do país depende da participação popular e que os jovens devem reagir sempre que se sentirem não representados pelos políticos eleitos.

“Quando vocês perceberem que a classe política não representa vocês, pelo amor de Deus, não desanimem. Entrem na política, porque é lá que a mudança precisa acontecer”, disse.

O discurso teve forte tom de mobilização, combinando críticas à elite brasileira e defesa de gastos com educação. Lula voltou a relatar sua trajetória pessoal, da infância pobre em Pernambuco à Presidência, para reforçar que “ninguém na idade de vocês tem o direito de desistir”.

“Eu sou fanático pela educação porque eu não tive. Esse país nunca levou a sério a educação para o povo pobre”, afirmou.

Assista ao evento: 

Eis as autoridades que participaram com Lula e Haddad: 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: