O levantamento da Ipsos mostra que 45% dos brasileiros afirmam que crime e violência são os temas que mais os preocupam no país. A corrupção política e econômica é citada por 36% e a saúde pública, por 34%. A pobreza e a desigualdade social aparecem em 4º lugar, citada por 31% dos entrevistados. Os dados foram coletados de 21 de novembro a 5 de dezembro de 2025 e o estudo foi divulgado nesta 4ª feira (7.jan.2026). Eis a íntegra da pesquisa (PDF – 2 MB).

A empresa pergunta aos entrevistados: “Quais dos 3 tópicos a seguir você considera mais preocupantes em seu país?”. Como os entrevistados podem citar mais de um tópico, a soma dos percentuais não dá 100%.
Os resultados indicam que o tema da segurança pública deve permear o debate no país neste ano eleitoral. A pesquisa foi feita menos de 1 mês depois da megaoperação no Rio, que deixou 122 mortos. Imagens de corpos enfileirados em uma praça no Complexo da Penha, na zona norte da capital fluminense, viralizaram. A oposição e até uma parte da esquerda cobraram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por uma posição mais firme contra o crime. Esse discurso parece ter influenciado na percepção da população em geral sobre o tema, como mostra a pesquisa agora e outras já divulgadas antes.
Além do Brasil, a pesquisa também é feita em 29 países. O resultado do ranking global mostra que crime e violência também é a maior preocupação no mundo: 32% afirmam que o tema é o mais preocupante em seu país. É seguida por inflação (30%), pobreza e desigualdade social (28%) e desemprego (28%).

A pesquisa levantou dados de 30 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Países Baixos, Peru, Polônia, Singapura, Suécia, Tailândia e Turquia.
O estudo foi realizado de forma on-line, pela plataforma Global Advisor, com aproximadamente 1.000 pessoas em todo o Brasil, de 21 de novembro a 5 de dezembro de 2025. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. No mundo, o estudo ouviu 24.654 adultos de 16 a 74 anos.
Entre os países analisados, o Brasil é o país no qual a população menos se diz preocupada (1%) com o controle da imigração. A Grã-Bretanha lidera o ranking, com 41% das pessoas do país se dizendo preocupadas com o assunto. Chile, Holanda e Irlanda aparecem na sequência, com 38% de suas populações demonstrando preocupação com o tema.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles acham que o seu país está na direção certa ou errada. A maioria dos brasileiros (59%) diz acreditar que o país está indo na direção errada. Outros 41% disseram que o Brasil está na direção certa.

O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].
Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.





