• Segunda-feira, 25 de maio de 2026

Comissão da PEC 6x1 marca nova sessão para votação nesta quarta (27) após pedido de vista

Comissão fará audiência com movimentos sociais antes de retomar análise da proposta

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a PEC da redução da jornada de trabalho e mudanças na escala 6x1 deverá retomar a discussão da proposta na próxima quarta-feira (27), às 10 horas da manhã, após o pedido de vista apresentado pelo deputado Mauricio Marcon (PL-RS). O pedido de vista, previsto no regimento interno da Câmara, suspende temporariamente a votação e concede mais tempo para que os parlamentares analisem o relatório apresentado pelo deputado Léo Prates.

Ao anunciar o adiamento da votação, o presidente da comissão, deputado Alencar Santana, afirmou que a concessão da vista é obrigatória diante da solicitação de um parlamentar: “Foi feito pedido de vista, é regimental, impedindo o presidente, é obrigado a conceder vista. A vista foi concedida a partir do deputado Maurício Marcon, que pediu, então, nós concedemos a vista”, afirmou.

Segundo Alencar Santana, o regimento determina a necessidade de aguardar duas sessões do plenário da Câmara antes da retomada da análise da matéria na comissão: “Temos que esperar duas sessões, dois dias de sessão, no plenário da Câmara, para a gente poder voltar a analisar essa matéria na comissão”, explicou.

Com isso, a comissão não realizará debate entre parlamentares nesta terça-feira (26). Em vez disso, o colegiado promoverá uma audiência de escuta com movimentos sociais, centrais sindicais, representantes de trabalhadores e setores econômicos. O encontro está marcado para às 14 horas no plenário da comissão: “Amanhã nós teremos uma reunião de escuta, uma audiência de escuta dos movimentos e entidades a partir das 14 horas aqui nesse plenário”, disse o presidente da comissão.

Alencar Santana também afirmou que o presidente da Câmara, Hugo Motta, deverá abrir uma sessão do plenário na manhã de quarta-feira para permitir a retomada da tramitação da PEC: “Na quarta-feira, nós só teremos a continuidade da discussão da matéria e vamos votar na quarta-feira na comissão”, declarou.

O relatório apresentado pelo deputado Léo Prates (Republicanos-BA), prevê a redução gradual da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais no prazo de até um ano após a promulgação da proposta. O texto também mantém dois dias de descanso semanal e abre espaço para negociações específicas por meio de convenções coletivas.

A proposta vem mobilizando parlamentares, sindicatos e representantes do setor produtivo. Defensores da PEC afirmam que a redução da jornada pode melhorar qualidade de vida, produtividade e saúde mental dos trabalhadores. Já opositores argumentam que a medida pode aumentar custos operacionais e impactar a geração de empregos em setores com funcionamento contínuo.

Por: ITATIAIA

Artigos Relacionados: