Com Gustavo Dias Henrique, DF volta a ter um vice-presidente na CBF
Gustavo Dias Henrique foi eleito vice-presidente na reeleição do presidente Ednaldo Rodrigues à frente da CBF
Brasília terá um vice-presidente na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Gustavo Dias Henrique, diretor de Relações Institucionais, foi eleito no pleito nesta segunda-feira (24/3), e fará parte do
Após 10 anos, o DF retorna à vice-presidência da CBF. O último vice de Brasília na confederação foi o carioca Weber Magalhães, que deixou o cargo em 2015. Assim, Gustavo Dias Henrique é o primeiro brasiliense a integrar o quadro de vice-presidentes da entidade.
Veja o momento do anúncio da vitória de Ednaldo Rodrigues à reeleição da presidência da CBF:
Ao Metrópoles Gustavo lembrou da relação de sua família com a cidade e o que significa representar o DF agora na vice-presidência da CBF.
“Representar o Distrito Federal na CBF é motivo de muito orgulho e, como alguém nascido e criado aqui, faz um filme passar na cabeça. É um filme que começa lá nos anos 60, com meu pai chegando para a construção de Brasília, e que passa pela formação da minha família em meio ao crescimento da cidade. E o futebol, claro, sempre esteve presente nas nossas vidas”.
O brasiliense relembrou o início da trajetória no futebol. “Lembro quando joguei nas categorias de base do Brasília, clube tradicional da cidade, como lateral-esquerdo, e era treinado pelo saudoso ‘Seu Paulo’, quando fomos campeões brasilienses. Jogávamos em vários estádios do DF e até mesmo no antigo estádio Pelezão, que ficava no bairro do Park Sul. São memórias que levarei pra sempre”, disse.
“Cresci, estudei e me formei no Distrito Federal. Testemunhei as muitas fases dessa cidade que se tornou metrópole e que hoje é palco de diversos eventos relevantes que contribuem para o desenvolvimento do futebol brasileiro. Acabamos de receber mais uma vitória histórica da Seleção Brasileira e já vimos por aqui, recentemente, partidas de Supercopa, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiros, Estaduais…”, reforçou Gustavo.
Gustavo cita o grande número de jogos que passaram a fazer parte do calendário esportivo de Brasília. “Os grandes times do país estão sempre por aqui, esses jogos já se tornaram rotina para o torcedor brasiliense. Definitivamente, já se foi o tempo em que Brasília vivia à margem do futebol brasileiro. Hoje somos um hub do futebol no país, e o convite do presidente Ednaldo Rodrigues para que eu ocupe uma vice-presidência só reforça a importância que Brasília hoje tem para o cenário do esporte”.
Governador Ibaneis Rocha comemora eleição de representante do DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) celebrou a eleição de Gustavo Dias Henrique à vice-presidência da CBF. “Gustavo Henrique é uma pessoa da minha extrema confiança. Está comigo desde o começo e ficarei muito feliz com a participação dele na vice-presidência da CBF, porque o Distrito Federal entra no cenário mundial do futebol”, afirmou Ibaneis.
“Este projeto do GDF de fazer do Distrito Federal o principal centro de treinamento da CBF coloca nossa capital como grande referência dos esportes do Brasil. A capital tem tudo o que é necessário em termos de infraestrutura: excelente aeroporto, hotéis próximos dos eventos, segurança de qualidade e algo que importa muito neste contexto: estádios preparados como é o caso da Arena BRB Mané Garrincha e do Bezerrão, no Gama”, ressaltou o governador.
DF na rota dos grandes eventos
A eleição de Gustavo Dias Henrique coincide com o grande momento esportivo que vive a capital federal. Na última semana, a Arena BRB Mané Garrincha foi palco da contagiante da Seleção Brasileira por 2 x 1 sobre a Colômbia, em jogo que contou com os e do time de Dorival nas Eliminatórias, com mais de 70 mil presentes.
Gustavo Dias Henrique celebrou o retorno do Distrito Federal à rota de grandes eventos esportivos.
“É um reconhecimento da CBF ao trabalho que vem sendo feito em Brasília. A cidade mostrou, mais uma vez, que tem plenas condições de receber eventos desse porte e fico muito feliz de poder representar o DF, agora como vice-presidente”, comemorou.
O agora vice-presidente da CBF ressaltou o sucesso dentro e fora de campo da última partida da Seleção Brasileira em Brasília.
Gustavo destaca que, mesmo com 70 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha, o torcedor acompanhou a partida em segurança, sem registros de violência. “Foi muito legal ver o carinho da torcida de Brasília com a Seleção. O torcedor do DF acolheu o time, seja no hotel, nos treinos e no jogo, com mais de 70 mil pessoas empurrando a equipe”, elogiou.
“E com todo o sucesso de público e de organização, a cidade entra na rota dos principais times, principais campeonatos, como Copa do Brasil, Brasileirão e a Copa do Mundo Feminina de 2027, que Brasília tem tudo para ser uma das sedes”, afirmou. “Quero agradecer também ao governador Ibaneis Rocha, por todo o apoio, por trazer eventos tão importantes para a nossa cidade, e também ao governo federal e ao Daniel Vasconcelos, da Federação do DF”.
Tranquilidade e trabalho
Eleito na chapa de Ednaldo Rodrigues, Gustavo Dias Henrique espera que o próximo mandato do presidente à frente da CBF seja de tranquilidade e muito trabalho.
“Os últimos anos foram atribulados. Mas neste novo mandato, esperamos que o presidente Ednaldo possa ter mais tranquilidade para trabalhar em prol do futebol brasileiro. Um homem negro e nordestino, com experiência de mais de 18 anos na federação baiana. Eleito por unanimidade, apoiado por todas as federações e por todos os clubes. Então tem tudo para ser um novo mandato de muito sucesso”, finaliza Gustavo.
, com os votos de todas as federações estaduais e de todos os clubes que disputam as Séries A e B.
A chapa de Ednaldo, denominada “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”, também elegeu Ricardo Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Rodrigues Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti como vice-presidentes.
O presidente foi reeleito para um mandato de 2026 a 2030.
Por: Metrópoles