Jogos Mundiais Universitários começam nesta quarta na Alemanha
Competição reúne atletas de 150 países do mundo, na disputa em 18 modalidades diferentes. Delegação brasileira tem mais de 200 atletas
O futuro dos jogos olímpicos entra em ação nesta quarta-feira (16/5), com a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Universitários – FISU World University Games 2025. O evento será realizado na e contará com 8500 atletas, de 150 países, com provas em 18 modalidades diferentes. A disputa vai até o dia 27 de julho.
A delegação brasileira, composta por atletas estudantes de alto rendimento, chega para a disputa com mais de 200 desportistas, que representarão o país em 13 das modalidades diferentes. São elas: atletismo, badminton, basquete, ginástica artística, judô, natação, basquete 3×3 em cadeira de rodas, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, vôlei de praia, tênis de mesa e voleibol.
O time brasileiro desembarcou na Alemanha nas primeiras horas dessa terça-feira (15/7). O presidente da (CBDU), Alim Maluf Neto, apontou a importância da presença nos jogos para o esporte nacional.
Leia também
“A chegada do Time UBrasil à Alemanha marca o início de mais um capítulo importante na história do esporte universitário brasileiro. Estamos aqui para competir em alto nível, representar com orgulho nosso país e, acima de tudo, mostrar a força da educação aliada ao esporte”, pontuou Alim.
A expectativa é de que boa parte desses atletas representem o Brasil nas próximas edições das . Ao todo, serão 12 dias de competição. O evento será realizado nas cidades de Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim e conta com uma estrutura de 23 arenas desportivas diferentes.
Novidades
Os Jogos reúnem, tradicionalmente, 15 modalidades: natação, polo aquático, saltos ornamentais, atletismo, badminton, basquete, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco e vôlei.
Para a edição deste ano, foram incluídas as disputas do basquete 3 x 3, remo e vôlei de praia. Esta também será a primeira vez que os jogos também terão uma disputa paralímpica.
Por: Metrópoles