• Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Chuva forte marca o primeiro fim de semana de novembro; veja a previsão completa

Mais de 10 estados entram em risco de temporal, diz Climatempo, nordeste vive extremo oposto com ar seco e calor

Mais de 10 estados entram em risco de temporal, diz Climatempo, nordeste vive extremo oposto com ar seco e calor Prepare-se para um fim de semana de extremos climáticos no Brasil. De acordo com a Climatempo, o período entre sexta-feira (31/10) e domingo (02/11) será marcado por dois cenários meteorológicos opostos. Enquanto um grande corredor de umidade, alimentado pelo calor e por sistemas de baixa pressão, organiza-se para provocar chuvas fortes e temporais em vastas áreas do Centro-Sul, o interior do Nordeste seguirá sob um domínio de ar seco, com sol forte e calor intenso. Veja como o tempo deve se comportar em cada região do país.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Boi no vermelho? Como separar despesas fixas e variáveis para salvar o caixa do boi
    Alerta de Instabilidade: Sul, Sudeste e Centro-Oeste Para quem vive nessas três regiões, a recomendação é ter cautela com as atividades ao ar livre. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});
  • Região Sul: A instabilidade será persistente. O Paraná deve ser o estado mais afetado, com potencial para temporais e chuvas volumosas durante os três dias. Em Santa Catarina, a chuva também será frequente, principalmente entre os vales e o litoral. Já o Rio Grande do Sul terá um tempo mais abafado, com chuvas mais concentradas no norte e na faixa litorânea, enquanto o interior fica mais firme.
  • Região Sudeste: A chuva será generalizada devido à influência de uma frente fria na costa. Desde a manhã de sexta, chove no interior de São Paulo, e as pancadas se espalham por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A capital paulista terá um dia frio e chuvoso na sexta, com temperaturas entre 14°C e 22°C. O risco de chuva forte é maior na Zona da Mata mineira e no interior paulista. O norte de Minas é a exceção, seguindo o padrão do Nordeste, com sol e calor.
  • Região Centro-Oeste: A umidade elevada garante a formação de nuvens carregadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. O sábado (1º) é o dia de maior alerta, com risco de chuva forte e tempestades localizadas no sul goiano e em MS. Mesmo com a nebulosidade, a sensação será de abafamento.
  • Tempo Firme e Calor: O Cenário do Nordeste No Nordeste, a realidade será outra. O sol predomina em quase todo o interior na sexta-feira, com chuvas muito isoladas apenas na faixa litorânea. O grande alerta é para a umidade do ar, que pode atingir níveis críticos nas horas mais quentes. A partir de sábado (1º), algumas nuvens de chuva que avançam do Tocantins podem provocar pancadas no sul do Maranhão e do Piauí, chegando ao oeste da Bahia no domingo (2). No restante da região, o calor intenso e o tempo seco continuam. Padrão Amazônico: Chuvas Irregulares no Norte A Região Norte segue com seu padrão climático característico. O fluxo de umidade mantém as condições para chuvas irregulares, que podem ocorrer com forte intensidade, raios e vento em pontos do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. O estado do Amapá deve ter mais sol e calor, com menos chuva. Escrito por Compre Rural VEJA MAIS:
  • “Esse negócio de engordar boi inteiro azedou a nossa carne”, diz pecuarista; entenda
  • Descubra quais são as carnes mais consumidas no mundo
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: