• Quinta-feira, 11 de setembro de 2025

China pune RedNote e cobra “ciberespaço limpo e saudável”

Agência reguladora da China diz que empresas devem assumir responsabilidades sociais e controlar conteúdos considerados nocivos.

A CAC (Administração do Ciberespaço da China) anunciou nesta 5ª feira (11.set.2025) sanções contra executivos da plataforma Xiaohongshu, conhecida internacionalmente como RedNote -o Instagram chinês-, por falhas na gestão de conteúdos publicados.

Segundo informações da agência de notícias AFP, as medidas incluem advertências e punições administrativas, embora não tenham sido divulgados detalhes sobre as restrições aplicadas.

A agência reguladora afirmou que a plataforma violou diretrizes ao permitir a circulação de postagens consideradas de “valor trivial”, como conteúdos sobre celebridades, e defendeu que “um ciberespaço limpo e saudável” está alinhado aos interesses da população.

Lançado em 2013, o RedNote se consolidou como uma das redes sociais mais populares da China, com centenas de milhões de usuários mensais ativos.

Diferentemente de plataformas como Weibo ou Douyin (versão chinesa do TikTok), é voltada a estilo de vida, moda, gastronomia e viagens, com relativa ausência de debates políticos, e vista como menos censurada até o momento.

O aplicativo também funciona como marketplace, permitindo que usuários comprem e vendam roupas, maquiagens e acessórios.

As medidas do governo dividiram opiniões na China. Parte do público apoiou a ação contra o excesso de “fofocas de celebridades”, enquanto outros criticaram a escolha de mirar o RedNote em vez de plataformas como o Weibo, mais politizadas.

A CAC declarou ainda que cobrará de todas as empresas do setor o cumprimento de “responsabilidades sociais” e de “gestão de conteúdo” para manter um ambiente digital em conformidade com as regras do Partido Comunista Chinês.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: