O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta 5ª feira (11.set.2025), em tom descontraído, que já recebeu ligações do Rio de Janeiro para que o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), seja candidato ao Senado em 2026.
“Com o voto do ministro Fux ontem, que deu um show no STF, já tem gente me ligando do Rio de Janeiro para convidá-lo a ser candidato ao Senado pelo Rio. Eu quero dizer que temos esperança que esse pessoal entre na linha. O Fux deu uma verdadeira aula de direito. O Bolsonaro está sendo injustiçado. Vai ser uma guerra daqui para frente”, declarou em entrevista à CNN Brasil.
“Ele [Fux] vai se aposentar daqui 2 anos e ele pode ser senador, mas não sei se ele tem interesse nisso”, acrescentou.
Segundo Valdemar, Fux deu um “show” e uma “verdadeira aula de direito” durante seu voto no julgamento da tentativa de golpe de Estado de 2022. Ele afirmou ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo “injustiçado” ao responder à ação penal no Supremo.
Na 4ª feira (10.set), Fux votou pela nulidade do processo contra Bolsonaro e outros 7 réus, divergindo dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, que já haviam se manifestado pela condenação.