A montadora chinesa BYD vendeu mais carros que a Tesla na Europa pelo 2º mês seguido, refletindo a crescente pressão da concorrente chinesa sobre a montadora de Elon Musk. As informações são do Wall Street Journal.
Em julho, os registros de carros novos da BYD na União Europeia mais que triplicaram, atingindo 9.698 unidades, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. Considerando também Reino Unido, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, o número subiu para 13.503 veículos.
Enquanto isso, os registros da Tesla na UE caíram mais de 42%, totalizando 6.600 carros e prolongando uma sequência de vendas fracas na região. A última alta mensal se deu em dezembro, com crescimento de 5,9%.
Montadoras chinesas como a BYD e a estatal SAIC Motor estão ganhando espaço na Europa com veículos elétricos mais acessíveis e variados. Em julho, a SAIC também superou a Tesla em vendas. A BYD já havia ultrapassado a Tesla pela 1ª vez em abril.
Além da concorrência externa, a Tesla enfrenta turbulências internas. A proximidade de Musk com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), causou preocupações entre investidores sobre sua dedicação à empresa. No 2º trimestre, o lucro líquido da Tesla caiu 16%.
Para reverter o cenário, a Tesla tem reformulado sua linha de veículos. Desde março, atualizou o Model Y, fez melhorias nos Model S e Model X e lançou uma versão mais barata do Cybertruck.
A queda nas vendas da Tesla na UE contrasta com a recuperação do mercado de elétricos no bloco. Em julho, as vendas de veículos 100% elétricos cresceram 39% em relação ao ano anterior, sendo 58% só na Alemanha. Os registros de híbridos subiram mais de 14%, e os híbridos plug-in cresceram 57%.
No total, os registros de carros de passeio na UE aumentaram 7,4% em julho, alcançando 914.680 unidades. As vendas subiram 11% na Alemanha, mas caíram 7,7% na França e 5,1% na Itália. O Grupo Volkswagen teve alta de quase 14%, enquanto a Stellantis registrou queda de 0,9%.