O Brasil contará com 15 marcas de carros chineses circulando no país até o final do ano. Com a chegada das novas fabricantes, o consumidor terá mais opções, especialmente no segmento de veículos elétricos e híbridos.
No mercado brasileiro, os veículos chineses apresentam preços iniciais competitivos. JAC, BYD e CAOA Chery lideram com os modelos mais acessíveis: R$ 120 mil. Os carros são, respectivamente, E-JS1, Dolphin Mini 2026 e Tiggo 5x Sport. Os 2 primeiros são 100% elétricos; já o Tiggo 5x Sport é movido por motor flex a combustão.
A montadora com valor mais elevado entre as marcas chinesas já estabelecidas no Brasil é a Zeekr, cujo carro mais barato, o X, 100% elétrico, custa R$ 298 mil. Já a GWM (Great Wall Motors), empresa que inaugurou fábrica no interior de São Paulo na 6ª feira (15.ago.2024), vende seu modelo de entrada, o 03 SKIN BEV8, também totalmente elétrico, a R$ 169 mil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da inauguração da montadora chinesa em Iracemápolis (SP). Segundo o governo federal, a fábrica da GWM vai criar, até o final deste ano, 1.000 novos postos de trabalho.
A empresa chinesa estima um investimento de R$ 4 bilhões no Brasil até 2026, o que inclui a abertura dessa fábrica. De 2027 a 2032, a projeção é que sejam investidos mais R$ 6 bilhões.
Em 1º de julho de 2025, a BYD iniciou a fase de testes de sua linha de produção em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na Bahia. A empresa opera nas antigas instalações da Ford, com capacidade inicial para 150 mil veículos por ano.
O avanço das montadoras da China no mercado brasileiro acontece mesmo com o aumento da alíquota de importação. A taxa, que era zero em 2024, subiu para aproximadamente 20% atualmente, dependendo da motorização, e deve alcançar 35% futuramente.
Marcas como Neta Potenza, Omoda & Jaecoo, GAC e Zeekr já comercializam seus modelos no Brasil por meio de importação direta. As demais empresas chinesas que planejam entrar no mercado brasileiro –Leapmotor, SAIC, Changan, FAW Trucks, Dongfeng e BAIC– ainda não divulgaram os preços oficiais de seus veículos para o país.
As exportações de automóveis da China continuaram crescendo nos primeiros 7 meses deste ano. De janeiro a julho de 2025, os embarques de veículos chineses para o exterior aumentaram 12,8% em comparação ao mesmo período de 2024, totalizando 3,68 milhões de unidades. Os dados foram divulgados pela CAAM (Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis) na 2ª feira (11.ago.2025), que afirmou que o crescimento foi impulsionado principalmente pela demanda por NEVs (Veículos de Nova Energia), automóveis movidos total ou parcialmente por fontes alternativas aos combustíveis fósseis tradicionais (como elétricos a bateria, híbridos plug-in e veículos a célula de hidrogênio).