A chegada de abril deve derrubar as temperaturas no Brasil com a 1ª onda de frio no país. Com ao menos 3 massas de ar polar na 1ª quinzena do mês, os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem registrar recordes de menores temperaturas em 2025.
Segundo informações do Climatempo, é esperada também uma 4ª massa de ar frio antes do fim do mês, que representará a “virada de chave na temperatura”. Entretanto, conforme o meteorologista Vinícius Lucyrio, a expectativa é de que sejam poucos dias com temperaturas mais baixas antes da retomada do calor.
As previsões são de que as massas de ar devem ficar gradualmente mais frias. A 1ª impactará o país no começo de abril e irá influenciar levemente o Rio Grande do Sul.
A 2ª massa chegará de 5 a 9 de abril com uma intensidade fraca a moderada. As estimativas são de que a menor temperatura seja de 14 °C em Curitiba. São Paulo pode chegar a 16 °C.
De 12 a 16 de abril está prevista a chegada da 3ª massa de ar com intensidade moderada a forte. Curitiba deve ter uma mínima de 13 °C e São Paulo de 14 °C. Vitória tem a previsão da menor temperatura do período, 12 °C.
O Climatempo alerta ainda para o risco de geada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Com a queda da temperatura, é possível que todas as capitais do Sul e Sudeste, além de Campo Grande e de Cuiabá, tenham os dias mais frios de 2025.
Leia os recordes de baixas temperaturas de algumas cidades em 2025, registrados até 27 de março: