O senador democrata Cory Booker bateu, nesta 3ª feira (1º.abr.2025), o recorde de discurso mais longo na história do Senado dos Estados Unidos, depois de 24 horas e 18 minutos de fala.
O recorde anterior foi estabelecido em 1957 por Strom Thurmond, senador que falou por 24 horas e 18 minutos para bloquear a Lei dos Direitos Civis daquele ano. “Eu não estou aqui por causa do discurso dele. Eu estou aqui apesar do discurso dele”, afirmou.
Booker discursou nesta 3ª feira (1º.abr.2025) contra as políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). “Estou aqui porque acredito que nosso país está em crise. Estes não são tempos normais para os Estados Unidos”, afirmou o senador de Nova Jersey.
Ex-candidato à presidência, Booker iniciou sua fala por volta das 19h (20h em Brasília) de 2ª feira (31.mar).
Booker criticou as políticas de cortes de gastos de Trump, que, segundo ele, permitiram a Elon Musk eliminar programas governamentais sem a aprovação do Congresso. O empresário está a frente do (Departamento de Eficiência Governamental). Também falou contra as medidas econômicas do republicano e o “tarifaço” imposto a outros países.
Para manter a palavra, Booker não fez pausas, nem mesmo para ir ao banheiro. As únicas interrupções se deram quando ele respondeu a perguntas de colegas democratas, que se revezaram.