Brasil perde um dos seus principais ícones atuais da raça Nelore
Morte do lendário Kayak TE Mafra comove a pecuária nacional; reprodutor consagrado deixa um legado de campeões e consolida seu nome entre os maiores touros Nelore da história.
Morte do lendário Kayak TE Mafra comove a pecuária nacional; reprodutor consagrado deixa um legado de campeões e consolida seu nome entre os maiores touros Nelore da história. A pecuária brasileira — cuja base reprodutiva se apoia fortemente na raça Nelore, presente em mais de 80% do rebanho nacional — perdeu um dos seus mais expressivos raçadores. Kayak TE Mafra, touro Nelore PO de genética consagrada, principalmente nas pistas, teve sua morte confirmada. O legado do animal é celebrado por criadores e especialistas, mas sua partida marca o fim de uma era para os criadores que buscam excelência genética.O touro era de origem do criador Carlos Alberto Mafra Terra, nome por trás da Agropecuária Mafra. Desde 2000, ele lidera um trabalho focado em seleção genética de excelência, com o compromisso de produzir carne de qualidade e contribuir para uma pecuária moderna e eficiente. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Atualmente o touro pertencia a um condomínio de vários criadores, entre eles: Carlos Alberto Mafra Terra, Rima Agropecuária, Celso Cordeiro de Almeida e Silva e Marco Aurélio de Carvalho. As informações foram coletadas no portal da central ABS Pecplan, que comercializa a genética do touro. Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp A página Estrelas do Nelore o Brasil se despede de um gigante que terá seu legado imortalizado e jamais esquecido. “ Kayak escreveu com genética, consistência e resultados um dos capítulos mais importantes da raça Nelore. Moldou campeões, consolidou famílias e eternizou uma linhagem que seguirá guiando gerações” – escreveu a página. Sua importância genética o coloca ao lado de touros como Karvadi, GIM de Garça, Ludy de Garça, Big Ben da Santa Nice, Fajardo, Bitelo da SS, Basco da SM — nomes já consagrados no melhoramento do Nelore nacional. Dentro do ranking Top 15 melhores touros Nelore dos últimos anos , Kayak TE Mafra aparece como destaque entre os reprodutores de pista. Trajetória, prêmios e contribuição genética Kayak TE Mafra nasceu em 23 de dezembro de 2011. Ele é filho de Basco da SM, outro reprodutor de enorme expressão em mãe Liaka DA RS I (Heliaco da Java). Logo cedo começou a chamar atenção nas pistas: foi Grande Campeão na Expozebu 2014. Também foi Campeão Touro Sênior na Expoinel 2014. Sempre foi o consenso entre criadores que um dos principais características dele era sua beleza racial. “O touro já foi bicampeão nacional em 2014 (ExpoZebu e Expoinel), além de conquistar prêmios por outras pistas do país, como Avaré. Seus filhos agora repetem seu sucesso, comprovando assim porque o reprodutor é tido como uma excelente opção para o melhoramento genético da atualidade”, ressaltou recentemente Gustavo Morales.
Kayak também é pai da vaca mais valiosa da história do Nelore, Carina FIV do Kado, avaliada em R$ 24 milhões. Em sua trajetória, Carina FIV do Kado, já conquistou títulos como: a Grande Campeã Expoinel 2023, Grande Campeã Expoinel MG 2024 e, agora, consagrou-se como Grande Campeã Expozebu 2024. Ela é considerada, atualmente, a matriz perfeita da raça Nelore com um conjunto que entrega o que há de melhor dentro do padrão racial. Segundo o mesmo ranking, Kayak TE Mafra foi descrito como “destaque por fazer campeões”, integrando uma linhagem que transmite “ belez racial, carcaça moderna e bem revestida, alto desempenho em ganho de peso, conciliado com uma boa avaliação genética, permitindo ser trabalhado nos principais acasalamentos da atualidade.” Legado em campo: características e impacto Entre as características que marcavam Kayak TE Mafra estavam: Beleza racial destacada Carcaça moderna e bem revestida Alto desempenho em ganho de peso Boa avaliação genética Potencial para ser usado em cruzamentos de ponta, especialmente em programas de melhoramento genético de pista Esses atributos fizeram dele um “máquina de fazer campeões” — suas progênies despontavam em pista e em remates, e sua genética era buscada pelos criadores que visam tanto padronização racial quanto desempenho de produção.
Também há registros em catálogos de remates que ressaltam sua representatividade em acasalamentos de alto padrão entre genéticas consagradas da raça. Reações e repercussão Sua morte deve provocar comoção entre criadores de Nelore PO e de pista, especialmente aqueles que utilizam seus genes em acasalamentos para exposição e produção comercial. A morte de Kayak TE Mafra representa uma grande perda para a pecuária de corte brasileira no segmento Nelore PO de pista/padrão. Ele deixa um legado amplo: genética de ponta, títulos em pista, influência em acasalamentos de alto nível, e reconhecimento técnico entre especialistas. Seu papel como “formador de campeões” o transforma em referência para quem busca excelência entre reprodução, pista e genética. O que será mantido com certeza é sua progênie — essa sim, provavelmente seguirá impactando pistas, leilões e criatórios por muitos anos.
Por: Redação





