• Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Barroso diz que Lula está otimista para conversa com Trump

Presidente do STF relata encontro breve com Lula e vê chance de avanço nas relações com os EUA.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, afirmou nesta 6ª feira (26.set.2025) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “otimista” em relação à conversa prevista com o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano).

“Eu, por acaso, encontrei ontem com o presidente, na posse do TST. Foi um encontro muito breve, pouco mais de 30 segundos, mas ele me pareceu otimista. Otimista e cauteloso, mas otimista. Talvez se tenha aberto uma janela. E o presidente Lula, se você deixar ele falar, ele é muito convincente”, disse Barroso.

Trump disse ter cumprimentado o petista na ONU e combinado uma reunião na próxima semana. Os líderes se encontraram no Debate Geral da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos.

“O Brasil agora lida com grandes tarifas em resposta a seus esforços sem precedentes de interferir nos direitos e na liberdade dos cidadãos americanos. Há censura, repressão, corrupção judicial e perseguição de críticos políticos nos Estados Unidos”, declarou o republicano, antes de relatar o breve encontro com o brasileiro.

“Eu estava subindo aqui e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu e nós nos abraçamos. […] Combinamos que vamos nos encontrar na semana que vem. Não tivemos muito tempo para conversar”, afirmou.

Segundo Trump, o contato durou “em torno de 20 segundos”, mas teria sido suficiente para criar “química excelente” entre os 2. “Ele gostou de mim, eu gostei dele. E eu só faço negócios com gente que eu gosto”, disse.

Diplomatas brasileiros avaliam que a conversa e a sinalização pública de Trump representaram uma vitória para Lula, interpretada como a abertura de uma “boa fresta” nas relações entre os 2 países. Como Lula voltou a Brasília ainda na 4ª feira (24.set), é possível que o próximo contato ocorra por telefone na semana que vem.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: