• Sexta-feira, 18 de abril de 2025

BALANÇO DE 100 DIAS - Apesar das dificuldades, Moretti e Tião ganham confiança da população contabilizam avanços

Arrecadação de IPTU e do Alvará aumentou em relação ao primeiro trimestre do ano passado e atual gestão segue saldando dívidas herdadas

A Secretaria de Gestão Fazendária de Várzea Grande inovou a forma de atendimento na gestão Flávia Moretti (PL) e Tião da Zaeli (PL). Foi lançado para este ano o IPTU 100% online para facilitar a vida dos contribuintes e para agilizar os atendimentos presenciais.

Além disso, neste ano, foram realizados mais de 9 mil atendimentos. “Uma das determinações da prefeita Flávia Moretti é para pensarmos na Várzea Grande do futuro e facilitar a vida dos várzea-grandenses, esta inovação passa por isso”, disse o secretário da pasta, Marcos José da Silva.

Durante os 100 dias, a arrecadação do IPTU foi 32% maior em comparação a 2024. Somente de 01/01 a 11/04 foi arrecada R$ 29.793.581,76 (vinte e nove milhões, setecentos e noventa e três mil, quinhentos e oitenta e um reais e setenta e seis centavos).

Conforme Marcos, também foram enviadas mais de 65 mil mensagens de SMS pelo Banco do Brasil para orientar a população a regularizar a situação com o fisco municipal. Também foram enviados 13 e-mails para contribuintes sobre o programa de Regularização Fiscal (Refis 2025) e seis mil e-mails para a campanha do Alvará 2025.

Essas ações levaram a arrecadação do Alvará 2025 ser 12% maior a 2024. O município arrecadou mais de R$ 12 milhões. “Esse é apenas o começo do nosso trabalho, ainda vamos modernizar ainda mais em favor da população. Parabenizo toda nossa equipe técnica que tem dado apoio e realizado todo esse trabalho o qual já gerou muitos resultados positivos”, disse o secretário.

 Secretaria de Defesa Social atuou para evitar alagamentos e na proteção contra vandalismos ao DAE

 A Secretaria de Defesa Social tem atuado em todo município seja na defesa do patrimônio público, na segurança pública, na patrulha de trânsito, na defesa civil, na defesa do meio ambiente, entre outros importantes atos nos 100 dias do atual governo Flávia Moretti (PL).

Nos primeiros dias de gestão, o município sofreu com as fortes chuvas, principalmente na grande região do Alameda. Na ocasião, 20 famílias ficaram desabrigadas, sendo que foram resgatadas pela Defesa Civil de Várzea Grande.

Para garantir a segurança dessas famílias, a Defesa Civil, em conjunto com as secretarias de Assistência Social e Educação, providenciou um abrigo temporário na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Manuel Correia de Almeida’, no bairro Alameda. Além disso, as famílias receberam cestas básicas que foram destinadas pela Secretaria de Assistência Social, como também pela Guarda Municipal de Várzea Grande.

“Todas as ações da Nossa Secretaria são na defesa da nossa gente. Essa ação específica do alagamento no Alameda tivemos o apoio de todas a Prefeitura Municipal. Foi um verdadeiro trabalho em equipe de toda gestão para defender a vida dessas pessoas”, destaca o secretário da pasta, Louriney Silva.

Outra importante ação realizada pela Secretaria foi realizada pela Guarda Municipal na defesa do patrimônio público, inclusive contra os crimes e as sabotagens ao Departamento de Água e Esgoto (DAE). “Foi uma determinação da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião para que nós instalássemos mais patrulhas e fazer vigilância fixa nos principais pontos de captação de água, nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s), como também nos poços artesianos e boosters. Também abrimos um canal de denúncias pelo WhatsApp no número (65) 98464-8931. Desde que iniciamos essas ações, não houve mais crimes e sabotagens e o sistema de água melhorou.  Estamos sempre nas ruas defendendo nossa população e não vamos tolerar crimes como esses”, disse o comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos.

Ao todo, a Secretaria de Defesa Social realizou mais de 3,9 mil atendimentos nos mais diversos setores como: coordenação de trânsito, segurança nos prédios públicos, ocorrências de segurança pública, atendimentos a acidentes, campanhas educativas nas escolas, entre outros.

“Temos vários projetos educativos e de integração com a sociedade como o Arte de Proteger que é realizado nas escolas e o Pedal da Guarda. Estamos nas ruas protegendo nossa população fazendo rondas nas escolas, no DAE, nas unidades de saúde, realizando atendimento nas ocorrências de trânsito, além de dar auxílio às outras forças de segurança”, relata Louriney.  

 ACELERA VG E VG COM ELAS

 

A Secretaria Municipal de Várzea Grande é responsável pela organização do projeto Acelera VG. O evento que já é sucesso no município foi realizado em duas grandes regiões, sendo que a primeira edição foi executada no bairro Marajoara e a segunda na região do Alameda.

 “Esse trabalho iniciou com o secretário Carlos Araújo e estamos dando continuidade. O Acelera VG é um grande sucesso, já estamos com vários pedidos de lideranças comunitárias querendo que o projeto vá para sua região. Creio que estamos no caminho certo e isso está trazendo grandes frutos ao município”, conta a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria.

No Acelera VG, estão presentes a Secretaria Municipal de Saúde (com exames, aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, emissão e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde), o Procon-VG (atendimentos em defesa do consumidor), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (banco de empregos, elaboração de currículos, atendimento ao pequeno empresário), Secretaria de Meio Ambiente (feira da agricultura familiar e feira gastronômica), a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (massagem e alongamento), o governo de Mato Grosso com o ônibus do Hemocentro (doação de sangue), entre outros órgãos e instituições públicas municipais.

A secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, destaca que o Acelera VG é a união de forças de todas as secretarias e demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande. “Eu agradeço a todos os secretários e servidores que estiveram presentes nas duas edições. Isso só mostra que não temos ego dentro da gestão e que nosso foco é atender o povo de Várzea Grande”, disse Ina.

Também foi realizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos o programa VG com Elas, o qual marcou diversas políticas importantes à saúde, ao empoderamento, ao empreendedorismo e ao social da mulher.

“Abordamos temas essenciais, desde o enfrentamento à violência até o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Foram diversas associações e mulheres líderes que se uniram em prol dessa causa. Levamos qualidade, conhecimento, informação e serviços fundamentais para as mulheres de Várzea Grande, como as ações de saúde, incluindo mutirões para colocação de DIUs, laqueadura e cirurgia de catarata, além de palestras e rodas de conversa e uma caminhada incrível”, disse a prefeita Flávia Moretti.

 

De forma inédita é lançada campanha de conscientização sobre Autismo e link para levantamento de dados da pessoa com deficiência

 

 

A Prefeitura de Várzea Grande lançou a campanha de conscientização sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA) e o link de internet para cadastro e levantamento de dados sobre as pessoas com deficiência dentro do município.

Conforme a assessora especial de Políticas Públicas de Inclusão, Priscila Lima, destacou que durante todo o mês de abril teremos informações, audiência pública na Câmara Municipal, ações educativas, envolvimento de PCD’s em ações importantes da Prefeitura e outras políticas importantes para as pessoas com deficiência. “Estamos trabalhando para todas as pessoas com deficiência. Estamos ouvindo e agindo para que realmente possamos realizar políticas efetivas para elas” disse.

Priscila também conta que o levantamento de informações é fundamental para a implementação de políticas públicas. “Precisamos ter dados para que possamos atender a todos. Várzea Grande, durante anos, não olhou os PCDs como deveria. Hoje, estamos trabalhando para que realmente as pessoas com deficiência sejam atendidas pelo Poder Púbico”, conta Priscila.

Há ainda projetos em andamento, como por exemplo, o Núcleo de Atendimento ao Autista e a Central de Libras. Também foram realizadas diversas reuniões e discussões com conselhos, associações e organizações não-governamentais. “Estamos com muitos projetos voltados à inclusão. Em pouco tempo de trabalho, a gestão da prefeita Flávia Moretti tem mostrado um olhar mais atento e comprometido com o bem-estar e com a inclusão”, disse Priscila.

Por: Redação

Artigos Relacionados: