• Quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Aviões de vigilância dos EUA são vistos em missão próximo à Venezuela

Frota norte-americana opera perto da costa venezuelana; atividade se dá depois de críticas de Trump ao governo Maduro.

Duas aeronaves do exército norte-americano, um P-8 Poseidon, da Marinha, e um E-3 Sentry, da Força Aérea, foram vistos nesta 4ª feira (20.ago.2025) em missão no mar do Caribe, ao norte da Venezuela. A atividade se dá depois da intensificação do esforço do governo de Donald Trump (Partido Republicano) para combater o narcotráfico na América Latina.

Segundo o portal Aeroin, especializado em aviação, o Boeing modelo P-8 Poseidon opera a partir de San Juan, em Porto Rico, realizando voos circulares a centenas de quilômetros de Aruba, norte venezuelano. A aeronave atua na patrulha marítima e submarina, detectando alvos na superfície e submersos.

Na operação contra cartéis, o modelo tem sido utilizado para monitorar semi-submersíveis, comumente empregados por traficantes para o transporte de drogas dos países produtores até o México, de onde seguem por terra aos Estados Unidos.

O Boeing E-3 Sentry, outra aeronave norte-americana vista operando na mesma região, é utilizada na localização de possíveis alvos aéreos de interesse.

No início da semana, o governo Donald Trump (Partido Republicano) ordenou o envio de 3 navios de guerra à costa venezuelana. A mobilização, realizada em espaço aéreo e águas internacionais, deve se estender por vários meses.

Karoline Leavitt, secretária de Imprensa da Casa Branca, classificou o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda) como “ilegítimo” em entrevista a jornalistas na 3ª feira (19.ago), .

O presidente Trump tem sido claro e consistente. Ele está preparado para usar toda a força norte-americana para impedir a entrada de drogas nos EUA e levar os responsáveis à Justiça”, declarou Leavitt.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: