• Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Atestados médicos caem de 80% para 15% após criação de Comitê de Saúde e Segurança na Empaer - EMPAER - Site

Política inédita implementada em parceria com a Seaf reduz afastamentos e fortalece o cuidado com a saúde mental dos servidores

Desde a criação do Comitê Intersetorial de Saúde e Segurança do Trabalho da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), o número de atestados médicos caiu de quase 80% para 15%. A mudança é resultado direto da implantação de uma política inédita de valorização da saúde física e mental dos servidores, que passaram a receber acompanhamento psicológico, psiquiátrico, nutricional e endocrinológico gratuito.

A psicóloga Soyanne Almeida Santana, analista administrativa responsável pela implementação do comitê, explica que o novo modelo de acolhimento tem evitado afastamentos e contribuído para a produtividade. “Hoje temos vários servidores em acompanhamento, que antes provavelmente estariam afastados por motivo de saúde mental. A gente acompanha, faz os acolhimentos e orienta, o que tem feito toda a diferença na vida e no trabalho deles”, destaca.

O comitê conta com duas psicólogas, Mayara Corazzin Franchi e Soyanne, uma assistente social, um educador físico e agora com fisioterapeuta. Tanto servidores da Seaf, como da Empaer, podem procurar o comitê.  


Criado em outubro do último ano, o comitê oferece atendimento gratuito e confidencial, além de ações educativas sobre temas como Síndrome de Burnout e prevenção ao suicídio, que têm sido discutidos em palestras e rodas de conversa internas. Em cada mês do ano há uma atividade em conformidade com o cronograma de governo. A deste mês será realizada em 20 de outubro, às 8h, em parceria com o MT Mama, na sala de reuniões Índira. Para participar acesse https://docs.google.com/spreadsheets/d/1jbuZXwLxelW7I0zohurn2OdqDqLAndznx17egIB67bI/edit?usp=sharing . Trata-se de uma conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, campanha em alusão ao Outubro Rosa!

Além da assistência direta, a Empaer estruturou um manual interno de Saúde e Segurança do Trabalho, já concluído e em fase final de análise pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que vai definir o procedimento sobre readaptação ou readequação de função. “O manual está pronto, faltando apenas o parecer técnico da PGE. Assim que tivermos o retorno, o documento será validado pela presidência da empresa e publicado oficialmente”, informa Soyanne.

De acordo com a psicóloga, a consulta jurídica busca adequar as diretrizes de readaptação à realidade da Empaer, uma empresa pública regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas vinculada ao Governo do Estado. “No regime celetista, o INSS só prevê readaptação em casos de acidente de trabalho, com perda física. Queremos garantir que nossos servidores também tenham respaldo quando houver necessidade de readequação de função por questões de saúde”, explica.

A ação integra um amplo processo de reestruturação institucional e humanização da gestão pública, conduzido pela atual administração da Empaer. “Nunca houve, nesses 60 anos da empresa, nenhuma ação ou diretriz voltada à saúde do servidor. Estamos mudando essa realidade”, ressalta Soyanne.


A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andréia Fujioka, destaca que o investimento na saúde e na valorização humana dos servidores é parte essencial do fortalecimento do serviço público. “Cuidar de quem cuida é uma prioridade do Governo de Mato Grosso. Quando o servidor tem saúde física e mental, o atendimento à população melhora, a produtividade aumenta e o Estado cumpre melhor sua missão social”, afirma.


O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, reforça que a política de saúde e segurança representa um marco na história da empresa. “Percebemos o quanto a ausência de uma política voltada à saúde mental prejudicava o servidor. Hoje, temos um comitê atuante, acompanhamento especializado e um olhar humano sobre o servidor. Esse é um ganho muito importante para toda a Empaer e para Mato Grosso”, conclui.

Por: Redação

Artigos Relacionados: