Arlindo Cruz, que morreu nesta sexta-feira (8/8), foi homenageado pela escola de samba Império Serrano no Carnaval de 2023. e o levou para a Sapucaí em um dos carros alegóricos, no qual desfilou ao lado da esposa, Babi Cruz, e da filha, Flora Cruz.

5 imagens




Fechar modal.

![]()
1 de 5 Império Serrano homenageou Arlindo Cruz Foto: Alex Ferro/Riotur
![]()
2 de 5 A Império Serrano voltou ao Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro e emocionou os amantes do samba ao homenagear Arlindo Cruz Reprodução/Instagram
![]()
3 de 5 Desfile da Império Serrano em 2023 Foto: Tata Barreto/Riotur
![]()
4 de 5 Desfile da Império Serrano em 2023 Foto: Gabriel Monteiro/Riotur
![]()
5 de 5 Império Serrano
Com sequelas do AVC sofrido em 2017, ele desfilou em uma cadeira de rodas segurando o Machado de Xangô. O item, também conhecido como Oxé, é um símbolo do orixá e representa a justiça, o equilíbrido, o poder e a autoridade.
Alguns registros do desfile de 2023 mostram que outros nomes do samba também marcaram presença na homenagem, como Péricles.
O Arlindo Cruz vai cruzar o terreiro da Sapucaí com o Machado de Xangô
O terreiro, preparado pelo Imperio Serrano, evoca as raizes dos rituais de cura
QUE COISA LINDA
— mel roba cena (@megrassmann)
Homenagem emocionou o filho do artista
No dia do desfile do Império Serrano, Arlindinho, filho do sambista, esteve no Sambódromo e não segurou as lágrimas. “Flores em vida. Ver os amigos ali com ele, minha mãe, toda luta que ela tem, muito difícil. Hoje eu vi meu pai melhorar o semblante, mais leve, eu acho que essa coisa de levar o corpo junto ao samba, que é o juramento do sambista, é muito importante. A presença dele aqui é muito importante”, declarou.
Ele também comemorou a decisão de levar o pai para a avenida. “Vendo aqui ele sentindo essa alegria, o jeito dele de interagir com a gente, principalmente, ele sempre se colocou muito positivo para estar aqui. É um cara que se doa tanto pela Império. (…) Todo o ensinamento, os princípios, eu aprendi com o meu pai”, completou emocionado.

Com sequelas de um AVC sofrido em 2017, o músico de 64 anos esteve no carro alegórico da agremiação, sentado em um trono com um machado na mão e fez bonito na Avenida. O enredo da Escola de Samba foi “Lugares de Arlindo”
Império Serrano lamenta morte de Arlindo Cruz
Após a morte de Arlindo Cruz, a escola lamentou o ocorrido e ressaltou que o cantor era “parte da alma do Império Serrano” e falou do legado do artista, que tinha um grande carinho pela agremiação.
“Arlindo Cruz é parte da alma do Império Serrano. Compositor genial, cantor de voz marcante e sambista de coração inteiro, ele escreveu páginas inesquecíveis da nossa história”, destacou a escola.
Eles também falaram sobre o legado que ele deixou em foram de músicas que vão ecoar com a escola na avenida. “Ao lado de grandes parceiros, Arlindo assinou obras-primas que ecoam nos corações imperianos até hoje, como o inesquecível O Império do Divino, de 2006. Ao todo, foram 12 sambas vitoriosos, com inúmeros prêmios”, complementaram.