“Não é somente a minha vitória, essa vitória é de todo sistema que promoveu o evento”, disse Jackson Pacheco, emocionado ao receber dois troféus de Ouro, no ‘1° Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso’, que ocorreu durante o encerramento do ‘Festival Biomas e Sabores’. O evento realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) em parceria com o Governo do Estado, premiou cerca de 60 produtores rurais de todo estado. A premiação contou com participantes de diversas cidades mato-grossenses e jurados nacionais e internacionais.
A categoria ‘Inovação Regional’, foi nomeada Raquel Cattani, em homenagem à produtora rural, que faleceu em julho deste ano. A jovem empreendedora premiada nacionalmente é considerada um caso de sucesso pelo Sebrae/MT, e, familiares receberam a honraria.
“Nós sempre tiramos o leite da vaca e minha esposa sempre fez queijo e a Raquel desde criança sempre nos ajudou. E a gente sempre vendeu queijo na rua. Todos que estão aqui, que são produtores, sabem o que nós estamos falando. Eu fico muito feliz por homenagearam os produtores, em especial a minha filha”, falou emocionado, Gilberto Cattani, pai da homenageada, ao lado da esposa Sandra Maziero Cattani, mãe da jovem.
A produtora de São Jose do Rio Claro, Leila Rogovski, ganhou Ouro na categoria Inovação Regional Raquel Cattani, com queijo Recheado com Pequi e se emocionou com o reconhecimento. “Estou muito feliz! Essa é a primeira vez que está acontecendo a premiação em Mato Grosso e isso é importante pra gente. E agora estou esperando a edição de 2025”.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destacou que a ação contou com diversos parceiros, para contemplar a diversidade gastronômica do estado por meio desta premiação.
“Este concurso foi pensado dentro do Festival Biomas e Sabores devido a relevância cultural, gastronômica e econômica do nosso Estado. Para isso se concretizar, contamos com o apoio de muitos apoiadores, que fizeram toda a diferença no processo e na realização desse sonho, que agora, se tornou uma realidade”, falou.
O presidente da Empaer, Suelme Evangelista, ressaltou que o Estado, em parceria com entidades como o Sebrae, busca facilitar o desenvolvimento dos pequenos produtores. “Os produtores precisam de apoio para ganhar seu próprio dinheiro dignamente e poder vender seus produtos de forma desburocratizada, com acesso a crédito diferenciado, por exemplo”.
A Superintendente do Sistema Fiemt, Fernanda Campos, comentou sobre a importância de se valorizar os produtores locais e que este evento promove o pequeno negócio. “Todos os queijos avaliados no Estado merecem ser valorizados, por ser produção da nossa região. É isso que gera emprego, renda ao Estado e o torna mais pujante”, ressaltou.
O coordenador do Senar-MT, Marcos Belizário, reforçou que o evento foi possível devido a parceria de cada um, principalmente dos produtores rurais qie estiveram presentes. “Eu quero parabenizar todos os produtores que conseguiram participar desse projeto e chegaram até aqui com seus produtos. Reforço que o compromisso firmado continua e tudo aquilo que for em favor do agro de Mato Grosso, estaremos presentes”.
Casos de Sucesso
Dois produtores rurais de Santo Antônio de Leverger, que foram os primeiros a serem contemplados com os títulos de registro Siapp (Serviço, de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte) do Estado, Jackson Pacheco e Ludymilla Caramori, conquistaram diversas premiações no concurso. Eles que contaram com o apoio do Sebrae/MT para obterem a certificação entregue pela Seaf-MT, agora receberam troféus de Ouro, Prata e Bronze em diversas categorias.
Jackson ganhou três Ouros nas categorias: Queijo de Massa Crua Fresco, Queijo Massa Semi-cozida Maturado e Queijo de Massa Crua Maturado, além de um Bronze na categoria de Massa Semi-cozida. “Não é somente a minha vitória, essa vitória é de todo sistema que promoveu o evento, porque é extremamente importante para o produtor. É uma vitória do grupo, do Governo, vitória dos órgãos, do Sebrae e dos produtores também”, disse.
Ludymilla Caramori, que já ganhou competições nacionais, agora comemorou emocionada ao subir no pódio do concurso mato-grossense, onde sua empresa foi ganhadora de quatro prêmios: dois Ouros nas categorias Requeijão em Barra (corte) e Doce de Leite Pastoso, além de um Prata na categoria Inovação Regional Raquel Cattani (com o Queijo Ipê Branco Mesclado) e o Bronze na categoria Doce de Leite Pastoso.
“Estou muito emocionada e feliz! É a concretização de um sonho, uma grande realização, receber o selo de inspeção, participar desse evento e sair consagrada com medalhas de ouro, prata e bronze em categorias diferentes. Foi maravilhoso e fico até sem palavras”, comemora.
Outro destaque da premiação, foi a Quinta da Cartucheira (de Nossa Senhora do Livramento), que já foi premiada em competições nacionais, e agora, ganhou dois Ouros no 1º Concurso de Queijo de Mato Grosso, nas categorias Queijo Massa Cozida Maturado e Mofo Azul (com gorgonzola cremoso).
“Vencer esta premiação em duas categorias aqui em Mato Grosso foi uma grata surpresa, uma honra. Esse concurso foi maravilhoso e surpreendente”, contou Larissa Barbosa ao lado do esposo Silas Vicente, ao receberem seus prêmios no palco.
O gerente Comercial da Laticínio Comajul em Cuiabá, Ulisses Melo, comemorou o empenho de suas produções. “Os nossos produtos são feitos com muita qualidade, respeito e responsabilidade, estamos muito felizes com o resultado”, falou ao receber Ouro na categoria Manteiga e Prata com a categoria Requeijão Cremoso.
“Olhando aqui a quantidade de troféus, posso ver que é a história de cada um, a jornada de cada um e quero acreditar que em cada uma delas o Sebrae também esteve junto e fez parte dela. Por isso, nessa noite de celebração, queremos agradecer profundamente a cada um que faz parte desse mundo empreendedor que está conosco nessa jornada de incentivo, fortalecimento e na busca de consolidação e desenvolvimento do nosso estado”, concluiu a diretora Lélia Brun, ao reconhecer a importância da cadeia produtiva do leite no Estado.
Parceria de sucesso
O evento co-realizado entre o Sebrae/MT e o Governo de Mato Grosso, conta com o patrocínio do Senar, Empreenda Mais Ind, Senac, Fiemt por meio do Senai, além do apoio de diversas instituições, entre elas o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMVMT), Sindicato das indústrias de latícios do Estado de Mato Grosso (Sindilat), Visa Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Veja a lista de todos os premiados:
Prêmio Inovação Regional Raquel Cattani – Produtos Certificados
Ouro
Doce de Leite DIET com Amêndoa da Bocaiúva – Família Fratari Laticínios (Nossa Senhora do Livramento)
Recheado com Pequi – Sítio do Queijo (São José do Rio Claro)
Prata
Queijo Trufado com Furrundú J3 – Laticínio Serrano (Nossa Senhora do Livramento)
Queijo Ipe Branco Mesclado – Ana Maria de Freitas (Nossa Senhora do Livramento)
Bronze
Doce de Leite em Barra com Coco de Babaçu – Doces Campo Alegre (Nossa Senhora do Livramento)
Doce de Leite com Furrundum – Prado Doces (Nossa Senhora do Livramento)
Manteiga – Produtos Certificados
Ouro
Manteiga de Leite – Laticínio Comajul (Jaciara)
Manteiga de Leite A2 A2 – Rancho das Pedras (Juína)
Prata
Manteiga – Sítio Vila Láctea / Queijaria Vila Láctea (Sorriso)
Bronze
Manteiga de Primeira Qualidade com Sal – Laticínios Casterleite Ltda (Castanheira)
Manteiga de Garrafa – Produtos Certificados
Ouro
Manteiga de Garrafa – Sítio Vila Láctea / Queijaria Vila Láctea (Sorriso)
Manteiga de Garrafa – Medalha Milagrosa (Cáceres)
Requeijão Cremoso – Produtos Certificados
Ouro
Requeijão – Coopnoroeste/Lacbom (Araputanga)
Prata
Requeijão Cremoso – Laticínio Comajul (Jaciara)
Requeijão em Barra (Corte) – Produtos Certificados
Ouro
Lamed-Beit (Coração) de Leverger – Laticínio Milagre da Vida (Santo Antônio do Leverger)
Prata
Requeijão de Corte – Andreia Tahan Silva (Campo Novo do Parecis)
Doce de Leite Pastoso – Produtos Certificados
Ouro
Doce de Leite Marê – Laticínios Marê (Nova Mutum)
Doce de Leite Ipe Rosa – Ana Maria de Freitas (Nossa Senhora do Livramento)
Prata
Doce de Leite Donna Assunta – Donna Assunta (Rosário Oeste)
Doce de Leite Cremoso – Sandra Braz da Silva Trindade (Nobres)
Bronze
Doce de Leite Pastoso – Doces Dona Ana (Nossa Senhora do Livramento)
Doce de Leite Ruah – Laticínio Milagre da Vida (Santo Antônio do Leverger)
Doce de Leite Tradicional em Barra – Produtos Certificados
Ouro
Doce de Leite em Barra – Doces Campo Alegre (Nossa Senhora do Livramento)
Doce Nelvo – Sítio do Nelvo (Sorriso)
Prata
Doce de Leite de Corte – Doces Dona Ana (Nossa Senhora do Livramento)
Doce – Chacra 4 E (Cáceres)
Massa Filada até 30 dias – Produtos Certificados
Ouro
Nozinho Temperado Canaã – Queijaria Artesanal Canaã (Sorriso)
Nozinho Temperado do Recanto – Chácara Recanto dos Búfalos (Brasnorte)
Prata
Cabacinha – Sítio Vila Láctea / Queijaria Vila Láctea (Sorriso)
Nozinho Temperado – Estância Santa Laura (Paranatinga)
Bronze
Mussarela – Coopnoroeste/Lacbom (Araputanga –
Cabacinha do Recanto – Chácara Recanto dos Búfalos (Brasnorte)
Queijo de Massa Crua – Fresco (até 9 dias) – Produtos Certificados
Ouro
Queijo Minas Frescal Artesanal Nelita A2 – Queijo Artesanal Nelita A2 (Rondonópolis)
Pantanal Si-Menino – Jackson Marques Pacheco (Santo Antônio do Leverger)
Prata
Minas Frescal – Sítio Vila Láctea / Queijaria Vila Láctea (Sorriso)
Queijo Frescal Chácara 4 Irmãos – Chácara 4 Irmãos (Rosário Oeste)
Bronze
Queijo Minas Frescal – VM Leite (Cuiabá)
Queijo Frescal – Medalha Milagrosa (Cáceres)
Queijo de Massa Crua Maturados de 10 a 30 dias – Produtos Certificados
Ouro
Queijo Maturado Zinha – Queijaria Artesanal Canaã (Sorriso)
Pantanal – Jackson Marques Pacheco (Santo Antônio do Leverger)
Prata
Pantaneiro Paraíso – Fazenda Paraíso (Nossa Senhora do Livramento)
Bronze
Queijo Meia Cura Medalha Milagrosa – Medalha Milagrosa (Cáceres)
Queijo de Massa Crua Maturados acima de 31 dias – Produtos Certificados
Ouro
Vale do Steinen Ervas Finas – Vale do Steinen (Nova Ubiratã)
Prata
Queijo – Sítio São Roque (Ipiranga do Norte)
Queijo de Massa
Semi-Cozida Maturados até 30 dias – Produtos Certificados
Ouro
Queijo de Coalho Zulmira – Família Fratari Laticínios (Nossa Senhora do Livramento)
Queijo Colonial do Monte – Andreia Tahan Silva (Campo Novo do Parecis)
Prata
Queijo Prato – Ind e Com de Laticínios Rovigo Ltda (Curvelândia)
Queijo Arinos – Sítio do Queijo (São José do Rio Claro)
Bronze
Queijo Minas Padrão – Laticínios Casterleite Ltda (Castanheira)
Trem do Pantanal – Laboratório de Tecnologia de Leite e Derivados – UFMT (Cuiabá)
Queijo de Massa Semi-Cozida Maturados acima de 31 dias – Produtos Certificados
Ouro
Queijo Parmesão – Laticínios Casterleite Ltda (Castanheira)
Pantanal Ouro – Jackson Marques Pacheco (Santo Antônio do Leverger)
Prata
Queijo Pantaneiro J3 – Laticínio Serrano (Nossa Senhora do Livramento)
Dourado dos Mineiros-Cuiabanos – Sítio Santa Luzia (Nossa Senhora do Livramento)
Bronze
Flor do Pantanal – Jackson Marques Pacheco (Santo Antônio do Leverger)
Queijo Massa Cozida Maturado acima de 31 dias – Produtos Certificados
Ouro
Ouro da Cartucheira – Quinta da Cartucheira (Nossa Senhora do Livramento)
Mofo Azul – Produtos Certificados
Ouro
Esmeralda da Cartucheira – Quinta da Cartucheira (Nossa Senhora do Livramento)
Cachorrada – Produtos Certificados
Ouro
Cachorrada – Doces Campo Alegre (Nossa Senhora do Livramento)
Queijadinha – Produtos Certificados
Ouro
Queijadinha – Estância Santa Laura (Paranatinga)