• Sábado, 9 de agosto de 2025

Zelensky rejeita ceder territórios para acabar com a guerra

Presidente ucraniano criticou proposta de Trump; republicano discutirá cessar-fogo com Putin no Alasca.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), disse neste sábado (9.ago.2025) que a Ucrânia não “doará” terras à Rússia como parte de um acordo de cessar-fogo. A declaração se deu em resposta a uma fala do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), que sugeriu na 6ª feira (8.ago) que o acordo de paz possa envolver troca de territórios.

“A resposta para a questão territorial ucraniana já está na Constituição da Ucrânia. […] Os ucranianos não doarão suas terras ao ocupante”, disse Zelensky.

Trump se encontrará na próxima 6ª feira (15.ago) com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, para negociar um acordo de cessar-fogo. O republicano disse que as negociações serão “complicadas”, mas afirmou que a possível troca de terras poderia beneficiar os 2 lados.

“Nós vamos recuperar parte [do território ucraniano ocupado pela Rússia]. Vamos fazer algumas trocas. Haverá trocas de territórios, para o benefício de ambos”, declarou o presidente na Casa Branca.

Esse será o 1º encontro entre líderes dos EUA e da Rússia desde 2021, quando o ex-presidente Joe Biden (Partido Democrata) se encontrou com Putin em Genebra.

Desde que a Rússia iniciou a invasão em fevereiro de 2022, a Ucrânia tem rejeitado propostas que envolvam ceder partes de seu território em troca de um cessar-fogo.

A Rússia exige que a Ucrânia ceda partes das regiões parcialmente ocupadas, como Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson, além da Crimeia, anexada em 2014. A Ucrânia, por sua vez, reivindica a retirada das tropas russas e o fortalecimento das suas garantias de segurança.

A última rodada de negociações em Istambul resultou em trocas de prisioneiros e restos mortais, sem avanços substanciais para interromper a guerra.

Durante a última semana, o enviado especial dos EUA à Rússia, Steve Witkoff, sugeriu um encontro trilateral, envolvendo Zelensky. Trump afirmou que a reunião tem boa chance de acontecer. No entanto, o presidente ucraniano disse que o 1º passo para isso seria um cessar-fogo.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: