O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan (Partido Contrato Civil, centro-esquerda), e o presidente azeri, Ilham Aliyev (Novo Partido do Azerbaijão, centro-direita), assinaram na 6ª feira (8.ago.2025) um acordo de paz em Washington, na presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
O acordo inclui a criação de um corredor de trânsito estratégico. Essa rota vai ligar o Azerbaijão continental e a região de Nakhchivan, através da Armênia, respeitando a sua soberania. As informações são do Euronews.
O Azerbaijão e Nakhchivan estão separados por uma faixa de 32 km do território da Armênia. O novo corredor vai receber o nome de “Rota Trump para a Paz e Prosperidade Internacionais” (tradução para “Trump Route for International Peace and Prosperity”).
A porta-voz da Casa Branca, Anna Kelly, disse que o novo corredor de trânsito vai permitir uma ligação desimpedida, respeitando a soberania e a integridade territorial da Armênia e do seu povo.
O acordo representa o término de um conflito de cerca de 40 anos em Nagorno-Karabakh, um dos territórios mais sensíveis da região, e sinaliza uma mudança de paradigma regional, com maior protagonismo dos EUA e menor influência da Rússia, que não esteve no encontro.
“Estamos hoje estabelecendo a paz no Cáucaso do Sul. Estamos escrevendo uma grande história nova”, disse Aliyev, presidente do Azerbaijão.
“Este acordo representa a abertura de um capítulo de paz. Estamos lançando as bases para uma história melhor do que a que tivemos no passado”, afirmou Pashinyan, primeiro-ministro da Armênia.
Segundo as autoridades envolvidas no acordo, a nova rota vai ser operada de acordo com a lei armênia. Os EUA vão sublocar o terreno a um consórcio para infraestrutura e administração.
“Eles sofreram muito durante tantos anos, muitos tentaram encontrar uma solução, a União Europeia, os russos, nunca aconteceu. Mas com este acordo conseguimos finalmente fazer a paz”, disse Trump.
O presidente norte-americano tem pela frente outra tentativa de mediar um acordo de paz. Trump vai se encontrar na 6ª feira (15.ago.2025) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin (Rússia Unida, direita). O objetivo da reunião é negociar o fim da guerra na Ucrânia.