• Quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Vitória de Mamdani é destaque nos principais jornais dos EUA

“New York Times”, “Wall Street Journal” e “New York Post” destacam que prefeito em Nova York tem ascensão coroada.

A vitória de Zohran Mamdani (Partido Democrata), 34 anos, nas eleições para a prefeitura de Nova York foi destaque nos jornais mais importantes da cidade, como o New York Times e o New York Post. O Wall Street Journal colocou o socialista-democrata de 34 anos como o principal nome das vitórias democratas nas eleições de 3ª feira (4.nov.2025). O partido também venceu os pleitos para o governo dos Estados de Virgínia e Nova Jersey.

Com a manchete “Mamdani é eleito prefeito, coroando ascensão”, o NYT enfatizou que o candidato é o 1º muçulmano eleito prefeito da cidade. Afirmou que o seu resultado eleitoral representa “um triunfo para os progressistas”.

O jornal sublinhou alguns ineditismos ligados a Mamdani: trata-se do “1º prefeito de origem sul-asiática [seus pais são indianos], o mais jovem prefeito de Nova York em 100 anos, o 2º prefeito socialista-democrata da cidade e o 1º prefeito da geração millennial”.

New York Times destaca vitória de Zohran Mamdani

O New York Post trouxe na capa o título “The Red Apple” (A Maçã Vermelha), uma alusão ao apelido da cidade de Nova York, “The Big Apple” (A Grande Maçã), e ao fato de Mamdani estar à esquerda do próprio Partido Democrata e de sua campanha ter defendido uma plataforma que incluía propostas como: criação de creches e supermercados públicos, transportes gratuitos, congelamento no preço dos aluguéis e aproximação com os sindicatos.

Em outro trocadilho, o jornal escreve: “On your Marx, get set Zo!”, uma frase geralmente dita na largada de corridas (“On your marks, get set, go!”, que significa “em suas marcas, preparar, já!”), mas trocando a palavra “marks” por “Marx” (Karl Marx), e “go” por “Zo”, apelido de Mamdani. “Socialista Mamdani vence corrida pela prefeitura”, completa o New York Post.

O "New York Post" faz uma série de trocadilhos em sua capa sobre a vitória de Mamdani

O Wall Street Journal aponta Mamdani como o nome que “lidera as vitórias democratas”. Além da prefeitura de Nova York, os democratas venceram nas corridas estaduais em Nova Jersey e Virgínia. Segundo a publicação, os pleitos de 3ª feira (4.nov) foram “um 1º grande teste eleitoral para o 2º mandato do presidente Donald Trump”.

O "Wall Street Journal" afirma que Mamdani "lidera vitórias democratas" em 3ª feira (4.nov) triunfante para o partido

O Washington Post deu destaque para o resultado nas urnas da Virgínia, que elegeu Abigail Spanberger (Partido Democrata) como a 1ª governadora mulher do Estado. Sua vitória com vantagem de 15 pontos sobre a republicana Winsome Earle-Sears, segundo o jornal, deu-se “com uma ênfase pragmática na economia”.

Spanberger, uma ex-agente da CIA e mãe de 3 meninas, construiu “um caminho centrista para atravessar 3 mandatos no Congresso” e “emerge como uma estrela democrata”, de acordo com o Washington Post.

"Washington Post" dá destaque para Abigail Spanberger, 1ª mulher eleita governadora da Virgínia

Além de Spanberger, o Partido Democrata venceu a corrida eleitoral para o governo de Nova Jersey, com Mikie Sherrill derrotando o republicano Jack Ciattarelli, apesar do endosso de Trump ao 2º. Na disputa, que, segundo as pesquisas, seria apertada, Sherrill obteve uma vantagem de 13 pontos sobre Ciattarelli (56,2% contra 43,2%), com 95% das urnas apuradas.

Os jornais norte-americanos desta 4ª feira (5.nov) também reservaram grande parte de suas capas para noticiar a morte de Dick Cheney, 84 anos.

Cheney foi vice-presidente de George W. Bush (Partido Republicano, 2001-2009) e ficou conhecido como arquiteto da chamada “guerra ao terror”, depois dos atentados do 11 de Setembro.

Leia mais:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: