A Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista, deixará de receber detentos famosos. Nesta 6ª feira (15.ago.2025), o Tribunal de Justiça de São Paulo foi notificado sobre a alteração, que afetará presos como o ex-jogador Robinho e o empresário Thiago Brennand.
Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, os detentos famosos serão transferidos para a penitenciária de Potim, a cerca de 45 km de Tremembé. A decisão partiu da administração penitenciária estadual, embora as razões específicas não tenham sido divulgadas publicamente.
Em nota enviada ao Poder360, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que, “por motivo de segurança, não comenta movimentações de presos”.
A unidade prisional José Augusto César Salgado, nome oficial da Penitenciária 2 de Tremembé, tem histórico de abrigar detentos nacionalmente conhecidos. Entre os que já passaram pela instituição estão Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e Cristian Cravinhos.
Inaugurada em 1955 no Vale do Paraíba, a penitenciária comporta até 348 pessoas em regimes fechado e semiaberto. Sua estrutura inclui 2 pavilhões para regime fechado e um alojamento específico para detentos em regime semiaberto, com celas coletivas para até oito pessoas e nove celas individuais.
Os internos têm acesso a espaços como cozinha, igreja, sala de aula, biblioteca, campo de futebol e horta. A unidade também dispõe de fábricas da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel, que possibilitam atividades laborais e cursos profissionalizantes como parte do programa de remição de pena pelo trabalho.