• Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Uefa planeja flexibilizar regras para clubes com o mesmo dono

Times podem ter 3 meses a mais para solucionar conflitos de interesse; caso do Crystal Palace motiva mudança. Leia no Poder Sports MKT.

A Uefa, união das associações europeias de futebol, planeja dar mais prazo para que clubes se encaixem à regra que impede que 2 times com o mesmo dono disputem uma mesma competição continental.

A proposta foi discutida durante reunião da organização com representantes dos principais clubes europeus, em Roma, na semana passada. As informações são do jornal britânico The Guardian.

As equipes precisam, a princípio, informar à Uefa até 1º de março de 2026 qualquer relação de multipropriedade. Pelo novo modelo, clubes teriam até o início de junho de 2026 –antes dos sorteios das fases qualificatórias– para resolver pendências. Ou seja, o prazo seria ampliado em 3 meses.

O clube inglês Crystal Palace foi punido por causa de conflitos de interesse referentes à temporada 2024/25. O time era controlado pela Eagle Football Holdings, à qual o empresário John Textor era ligado. A mesma holding controlava o time francês Lyon. Por causa disso, o clube foi impedido de disputar a Liga Europa de 2025/26.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: