• Segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Ucrânia lança ataque com drones contra refinaria russa

Ataque mirou instalação que representa 6,4% da capacidade de refino russa; Moscou diz ter interceptado centenas de drones.

Um ataque com centenas de drones ucranianos atingiu uma refinaria de petróleo de Kirishi, no noroeste da Rússia. A ofensiva foi realizada na noite de sábado (13.set.2025) para domingo (14.set). A operação provocou um breve incêndio na instalação, mas não há registro de feridos.

O Ministério da Defesa russo afirmou que os sistemas de defesa aérea abateram pelo menos 361 drones da Ucrânia, além de 4 bombas aéreas guiadas e 1 míssil HIMARS (High Mobility Artillery Rocket System) de fabricação norte-americana. As informações são da Reuters.

O governador da região de Leningrado, Alexander Drozdenko, informou que 3 drones foram destruídos especificamente na área de Kirishi.

A refinaria Kirishinefteorgsintez, da empresa Surgutneftegaz, foi o principal alvo do ataque. A instalação processa cerca de 17,7 milhões de toneladas métricas de petróleo bruto por ano, equivalente a 355.000 barris diários. A quantidade corresponde a 6,4% da capacidade total de refino da Rússia.

O comando de drones da Ucrânia confirmou a operação e declarou que “realizou um ataque bem-sucedido” contra a instalação.

Em resposta à ofensiva ucraniana, a Rússia realizou demonstrações de força militar neste domingo (14.set). O país anunciou o lançamento de um míssil de cruzeiro hipersônico Zircon contra um alvo no mar de Barents. Além disso, caças-bombardeiros supersônicos Sukhoi Su-34 executaram ataques como parte de exercícios militares conjuntos com a Bielorrússia.

Nesta semana, drones russos foram abatidos no território polonês. O Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia acionou aviões militares no sábado (13.set) para proteger o espaço aéreo do país diante de possíveis drones russos vindos da Ucrânia.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: