Trump x Musk: autoridades russas ironizam briga com convites e piadas
Autoridades russas reagem com ironia à briga entre io presidente dos EUA, Donald Trump e Musk e oferecem "asilo criativo" ao bilionário
O ganhou um capítulo inusitado: autoridades e figuras de destaque da Rússia aproveitaram, nesta sexta-feira (6/6), o embate para provocar ambos os norte-americanos e, com uma boa dose de sarcasmo, ofereceram apoio a Musk — inclusive sugerindo que ele se mude para a .
O senador nacionalista Dmitry Rogozin, ex-diretor da agência espacial Roscosmos e figura conhecida por seu tom beligerante, fez um convite direto a Musk no X.
“Elon Musk, não fique chateado! Você é respeitado na Rússia. Se você encontrar problemas intransponíveis nos EUA, venha até nós e torne-se um de nós — um lutador ‘Bars-Sarmat’. Aqui você encontrará companheiros confiáveis e total liberdade para criatividade técnica.”
Elon , don’t be upset! You are respected in Russia. If you encounter insurmountable problems in the US, come to us and become one of us – a “Bars-Sarmat” fighter. Here you will find reliable comrades and complete freedom of technical creativity.
— ROGOZIN (@Rogozin)
A mensagem mistura ironia com um aceno curioso. O termo “Bars-Sarmat” remete a uma unidade militar voluntária russa, e o para desenvolver suas ideias — uma provocação direta ao sistema norte-americano, frequentemente criticado pelo Kremlin.
Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia e hoje vice-presidente do Conselho de Segurança Nacional, também entrou na onda. Em tom cômico, sugeriu mediar a briga entre Trump e Musk:
“Estamos prontos para facilitar a conclusão de um acordo de paz entre D e E por uma taxa razoável e aceitar ações da Starlink como pagamento. Não briguem, pessoal!”
A executiva-chefe do canal estatal RT, Margarita Simonyan, usou sarcasmo mais ácido. Em outra publicação, ela comparou a atual cultura política dos EUA à Revolução Industrial — “só que ao contrário”.
“A cultura política americana moderna ficará marcada na história como um ponto de virada, é claro. Como a Revolução Industrial Inglesa. Só que ao contrário. Mas é divertido de assistir.”
Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano russo e ex-interlocutor de em tentativas de cooperação espacial, preferiu um tom mais conciliador — ainda que igualmente provocativo: “Por que não conseguimos todos nos dar bem?”
Leia também
Divórcio entre Trump e Musk
O motivo de toda essa repercussão entre forte figuras russas é
Após, Elon Musk criticar uma proposta de reforma tributária do governo, que prevê cortes em incentivos para empresas de energia limpa, Trump reagiu com ameaças públicas. O norte-americano declarou que pode suspender bilhões em contratos e subsídios destinados às empresas de Musk, como a Tesla e a SpaceX.
“A maneira mais fácil de economizar bilhões e bilhões de dólares em nosso Orçamento é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon Musk. Sempre me surpreendi que Biden não tenha feito isso!”, afirmou.
Donald Trump ainda disse estar “muito desapontado” com Elon Musk. O bilionário, então, reagiu, e insinuou que o presidente dos Estados Unidos está na lista de associados de Jeffrey Epstein. Ex-financista, que morreu em 2019, é acusado de liderar uma rede de abuso sexual contra menores de idade no início dos anos 2000.
Por: Metrópoles