O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), viaja nesta 3ª feira (16.set.2025) para o Reino Unido, onde terá compromissos por 3 dias. Essa é a 6ª viagem internacional do líder norte-americano desde que voltou à Casa Branca e a 2ª para o país do rei Charles 3º.
O encontro com o monarca britânico será na 4ª feira (16.set), no Castelo Windsor. Na ocasião, também se reunirá com o príncipe William, herdeiro ao trono, e sua mulher, a princesa de Gales, Kate Middleton. Na residência oficial, ainda visitará o túmulo da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022).
Trump e a primeira-dama Melania receberão as pompas de uma visita de Estado, sua 2ª à ilha britânica. O roteiro inclui um transporte de carruagem, uma salva de tiros oferecida pela guarda real e um sobrevoo de exibição de caças F-35 das Forças Armadas de EUA e Reino Unido.
Essa recepção é incomum para líderes norte-americanos que estão em seu 2º mandato na Presidência. Trump já recebeu as honrarias em ida ao país em junho de 2019, quando foi ao encontro da rainha Elizabeth 2ª. Agora, o ritual será replicado com a troca no comando da monarquia britânica.
O republicano é o 3º presidente da história dos EUA a realizar uma visita de Estado a convite da família real britânica e o 1ª a fazê-la duas vezes. George W. Bush e Barack Obama foram os outros. O antecessor de Trump, o democrata Joe Biden, encontrou-se tanto com Elizabeth 2ª quanto com Charles 3º, mas nenhuma vez com as honrarias de uma visita de Estado.
A agenda política de Trump no Reino Unido tem seu ponto alto na 5ª feira (18.set) em reunião bilateral com o primeiro-ministro Keir Starmer (Partido Trabalhista, centro-esquerda). O compromisso será em Chequers, residência de campo oficial do governo britânico.
Trump e Starmer tem uma relação boa, apesar da divergência ideológica. O líder socialista foi o 1º a fechar um acordo comercial com o republicano para reduzir as tarifas comerciais anunciadas pela Casa Branca em abril. Agora, Downing Street espera incrementar esse acordo com taxas menores para aço e alumínio.
O encontro também deve incluir ações conjuntas de suporte à Ucrânia na guerra contra a Ucrânia e avanços em tratados voltados para a cooperação em tecnologia e energia nuclear.
Trump retornará a Washington D.C. ainda na 5ª feira (18.set) e completará 18 dias fora do país neste 2º mandato. Eis as viagens internacionais do republicano em 2025: